23 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Clima / Tempo

Primeiro fim de semana do Outono terá temperaturas amenas e tempo firme

Massa de ar frio mantém céu limpo no Oeste e pancadas de chuva no litoral; veja previsão para o fim de semana

A frente fria que avançou sobre Santa Catarina nesta segunda metade da semana trouxe chuva e ventos que causaram estragos especialmente no Oeste do estado nessa quinta-feira (21), além de derrubar as temperaturas e dar uma boa aliviada na onda de calor intenso que manteve o clima bastante abafado em praticamente todo o estado. Nesta sexta (22), de acordo com a Defesa Civil, a massa de ar frio e os ventos deixam as temperaturas mais amenas. Confira a previsão completa para o final de semana.

Sexta-feira

Nesta sexta-feira, a aproximação de um sistema de alta pressão e de uma massa de ar frio deixa o tempo com variação de nuvens em Santa Catarina. No Extremo Oeste e Oeste, o sol aparece mais em comparação às demais regiões, onde o tempo deve ficar nublado a encoberto. Em todo o litoral, pode ocorrer pancadas de chuviscos, mas no Litoral Norte a probabilidade é maior. Não há risco para chuvas mais intensas.

As temperaturas mínimas na casa dos 10°C na serra catarinense e variam entre 15°C e 18°C entre o Grande Oeste, Planalto Norte e Alto Vale. Os ventos de sudeste mantêm as temperaturas amenas à tarde no estado, com máximas entre 16°C e 21°C nos planaltos. O mar fica agitado, com ondas de sul com alturas entre 2,0 e 2,5 m, com picos de 3,0 m em todo o litoral catarinense, trazendo risco moderado a alto para ocorrências relacionadas à agitação marítima.

 

Sábado

No sábado (23), o tempo firme predomina na maior parte do estado, com predomínio de sol entre nuvens. Nas áreas litorâneas, a nebulosidade é maior por conta da influência da circulação marítima, que traz condições para chuva fraca no decorrer do dia. Não há riscos para ocorrências meteorológicas.

As temperaturas no amanhecer ficam na casa dos 5°C na serra catarinense, variam entre 9°C e 13°C no restante dos planaltos e nas áreas mais elevadas do Meio-Oeste e Grande Florianópolis e oscilam entre 16°C e 19°C no litoral. No período da tarde, as máximas chegam aos 28°C no Extremo Oeste e Oeste por conta da maior abertura de sol. Nas regiões mais elevadas do estado, variam entre 18°C e 22°C e no litoral ficam entre 23°C e 26°C. Os ventos sopram de quadrante leste e com intensidade fraca pelo estado.

Domingo

No domingo (23), o tempo se mantém firme na maior parte de Santa Catarina, com predomínio de sol entre poucas nuvens nas regiões de divisa com o Rio Grande do Sul. As áreas litorâneas seguem sob influência da circulação marítima, que traz condições para chuvas fracas ao longo do dia. Não há riscos para ocorrências meteorológicas.

As temperaturas mínimas ficam em torno dos 5°C na serra catarinense, variam entre 17°C e 20°C no litoral e oscilam entre 11°C e 15°C nas demais regiões. As temperaturas máximas variam entre 27°C e 31°C no Grande Oeste e Litoral Sul, onde a cobertura de nuvens é menor. No Litoral Norte as máximas ficam na casa dos 24°C e nas demais regiões variam entre 21°C e 25°C. Os ventos sopram sem direção preferencial e com intensidade fraca pelo estado.

Próxima semana

O tempo segue firme em todo o estado na segunda (25) e na terça-feira (26), com temperaturas mais baixas pela manhã mas que sobem rapidamente no período da tarde, característica típica do outono.