21 de junho de 2024
TVBV ONLINE
Paulo Chagas

Programa SC Levada a Sério ouviu demandas de 265 prefeitos

A estratégia de ir ao encontro dos prefeitos em todas as regiões do Estado, através do denominado Programa Santa Catarina Levada a Sério + Perto de Você, o governador Jorginho Mello (PL), acertou na estratégia de ouvir os gestores e captar deles as principais demandas locais. O programa nasceu exatamente das adversidades tidas pelos municípios, especialmente na infraestrutura rodoviária, e que motivou algumas poucas audiências públicas no Oeste e Meio Oeste. Foi que bastou para que o Governo reagisse, levando a todos, uma mensagem otimista dos planos de governo, e, de quebra, investimentos em algumas áreas como a de energia, segurança, saneamento e educação. (Foto: Eduardo Valente/Secom)

Na Grande Florianópolis

Foto: Foto: Eduardo Valente / Secom

Nesta sexta-feira (21), foi a vez dos prefeitos da Região Metropolitana de Florianópolis, receber o Programa Santa Catarina Levada a Sério + Perto de Você. O encontro ocorreu na sede da Associação, em Florianópolis e contou com a participação de representantes da Celesc, Casan, lideranças políticas e Secretários de Estado. Com mais uma rodada de reuniões com gestores municipais. Em resumo, o governador do Estado já atendeu 265 prefeitos catarinenses. Há o aceite das reuniões, e os recursos investidos nas áreas afins, são bem-vindos. Não custa lembrar de que os gestores ainda aguardam novidades, exatamente no tocante às estruturas viárias da SCs.

Mulheres que levantam outras mulheres

Esse é o lema e também a grande missão da Procuradoria Especial da Mulher Dra. Wilma Machado Carrilho, da Câmara de Vereadores de Lages / Foto: Julia Adhara

A Câmara de Vereadores de Lages está tendo um momento diferenciado, em razão do fortalecimento da presença feminina. Trago na coluna, exatamente para que possa servir de exemplo à toda a sociedade catarinense. Atualmente, são quatro representantes. Duas são titulares, e outras duas suplentes. Porém, o que leva a ressaltar é o momento, com a forte participação delas através da instalação na Câmara de Legislativa, no dia 8 de março de 2021, a da Procuradoria de Lages. É a primeira de toda região serrana e vem dando ainda mais espaço e voz às causas femininas dentro do município e arredores. O grupo é composto por Suzana Duarte (Cidadania), como Procuradora; Elaine Moraes (Cidadania), Procuradora Adjunta; Katsumi Yamaguchi e Odila Waldrich, (ambas do Progressistas) como membros.

Mulheres em situação de vulnerabilidade

Entre as atividades, estão o acolhimento e encaminhamento de mulheres e meninas em situação de vulnerabilidade, para que tenham todo o amparo de que precisam, seja através de acompanhamento psicológico; realocação para novos lugares e até mesmo suporte e direcionamento nas denúncias contra violência. Tudo com o apoio e também através das entidades parceiras, que proporcionam segurança, saúde e qualidade de vida, a exemplo da Secretaria da Mulher; OAB; Casa Rosa; Casa Maria Tereza; Prefeitura de Lages; DPCAMI; 10ª Promotoria de Justiça; entre muitas outras parcerias que estão sempre à disposição. Além disso, o constante enfrentamento à violência, atuando fortemente na prevenção, entre outras ações, a exemplo de peças teatrais retratando o machismo e a violência de gênero, além da arrecadação e entrega de absorventes nas escolas para combate à pobreza menstrual. O trabalho delas, é repleto de méritos!

Dra. Vilma

A Procuradoria Especial da mulher foi recentemente batizada com o nome de Dra. Wilma Machado Carrilho. Mulher que foi exemplo de perseverança, luta, cuidado e sororidade. A primeira vereadora de Lages, primeira médica catarinense e primeira presidente Soroptmista e pioneira em inúmeras ações sociais que beneficiaram não só mulheres, mas toda a população Lageana.

Prefeito de Lages se pronuncia via redes sociais

Antonio Ceron / Foto: Redes Sociais

Depois de ter tido a prisão revogada pela 5ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), e ter ficado cinco meses preso na Operação Mensageiro, o prefeito de Lages, Antonio Ceron (PSD), retomou o cargo na última quinta-feira (20). Na Prefeitura, foi recebido por colaboradores mais próximos com abraços e aplausos. Nesta sexta-feira (21), ele usou as redes sociais para se manifestar sobre o que passou nestes últimos meses. Abaixo, o completo texto postado por ele no Instagram:

Amigos da nossa querida cidade, hoje retorno aos meus deveres de prefeito de Lages com o coração repleto de gratidão e fé. Foram dias difíceis, marcados por adversidades que, graças a Deus, puderam ser superadas.

Enquanto atravessava esse período, pude sentir a presença reconfortante de Deus ao meu lado, trazendo serenidade em meio à tempestade. Minha fé foi minha fortaleza, e a certeza de que Deus jamais abandona seus filhos me deu forças para seguir em frente.

Mesmo diante das adversidades, mantive-me fiel aos meus princípios e valores.

Hoje, recomeço com o propósito renovado de administrar nossa cidade da melhor maneira possível, como sempre fizemos. Jamais deixarei de zelar pelo bem-estar de cada cidadão e pela prosperidade desta terra que tanto amo.

Agradeço profundamente a todos que, mesmo nos momentos mais turbulentos, estiveram ao meu lado, sustentando-me com seu apoio incondicional.

Que Deus ilumine nossos passos.

Contem comigo para fazer o melhor pela nossa comunidade!

Com gratidão e fé, Antonio Ceron”

Cargo do senador Jorge Seif sob risco

Nos próximos dias poderá ter novidade a respeito do processo contra o senador Jorge Seif (PL), eleito por Santa Catarina com 1,4 milhões de votos. O Senador responde a uma ação sobre abuso de poder econômico, em suposta irregularidade de abuso econômico, de favorecimento do empresário Luciano Hang, mesma condição que cassou o prefeito de Brusque, José Ari Vequi;

Reajuste

O Governo do Estado publicou nesta sexta-feira, 21, o decreto n. 212 que autoriza o reajuste de 5,93% a partir da folha de pagamento do mês de julho para aposentados e pensionistas do Instituto de Previdência do Estado de Santa Catarina (IPREV) que não possuem paridade. Essa medida corresponde à reposição inflacionária do ano de 2022, com base na variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado no período.