26 de janeiro de 2026
TVBV ONLINE
Educação

Projeto combate evasão escolar por entrada de adolescentes no mercado de trabalho

Foto: MPSC
Levantamento aponta mais de 600 casos em 2025; projeto busca garantir que adolescentes conciliem trabalho e escola

Somente em 2025, Indaial registrou 620 casos relacionados à evasão escolar, dos quais 423 resultaram no retorno de estudantes às salas de aula após a atuação conjunta do Conselho Tutelar e do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). Grande parte dos casos está associada à entrada de adolescentes no mercado de trabalho, muitas vezes sem garantias de permanência nos estudos. Com base nestes dados, o projeto “Futuro na Escola – Aliança pelo combate à evasão escolar e qualificação profissional” busca assegurar que adolescentes, especialmente entre 16 e 18 anos, permaneçam na escola mesmo quando já estão inseridos no mercado de trabalho. A expectativa do MPSC é que o modelo possa ser replicado em outros municípios catarinenses.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

A proposta estabelece que empresas só contratem e mantenham adolescentes no trabalho se eles estiverem matriculados e frequentando a escola. A medida busca evitar que a necessidade de renda leve jovens a abandonar a escola. Para o Ministério Público, a evasão escolar está ligada, em muitos casos, à entrada precoce e sem proteção adequada no mercado de trabalho. Por isso, o projeto aposta na responsabilidade compartilhada entre escolas, poder público, Justiça e setor produtivo.

Segundo a Procuradora-Geral de Justiça, Vanessa Wendhausen Cavallazz “Esses números mostram que a evasão escolar não é um dado abstrato, mas uma realidade concreta que exige respostas estruturadas, contínuas e compartilhadas. Enquanto garantimos que adolescentes avancem na sua qualificação, produzimos uma sociedade mais imune aos problemas de segurança pública e de saúde, portanto uma comunidade mais saudável em todos os aspectos”, destacou

A iniciativa foi formalizada com a assinatura de um protocolo interinstitucional durante evento realizado na Associação Empresarial de Indaial (ACIDI). O acordo envolve o MPSC, o Município de Indaial, o Governo do Estado de Santa Catarina e entidades representativas do comércio e da indústria locais.

As entidades empresariais, como a ACIDI e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), deverão mobilizar empresas para aderir às diretrizes do projeto. Entre as ações previstas está a criação do selo “Empresa Amiga da Educação”, que reconhecerá empregadores que condicionarem a contratação de adolescentes à permanência na escola.

O Ministério Público ficará responsável pela articulação entre os parceiros, acompanhamento dos indicadores educacionais e fiscalização do cumprimento do acordo. À Prefeitura de Indaial caberá monitorar a frequência escolar e integrar ações das áreas de educação e assistência social. O Estado de Santa Catarina será responsável pelo acompanhamento dos estudantes da rede estadual e pelo fornecimento de dados.

           

             

Adolescente de 13 anos é resgatado em estado grave após afogamento

Vítima foi encontrada desacordada e boiando na água

Um adolescente de 13 anos foi resgatado em estado grave após se afogar na praia da Faceira, em Penha, no Vale do Itajaí, na tarde deste domingo (25). O Corpo de Bombeiros foi acionado, após um guarda-vida voluntário na Praia Grande ser informado por populares. Ele precisou de manobras de reanimação e foi encaminhado de helicóptero ao hospital, com sinais vitais.

Continue lendo