25 de maio de 2024
TVBV ONLINE
Cotidiano

Projeto de incentivo ao audiovisual nos municípios catarinenses é lançado pela Fundação Cultural

Fotos: Warley Alvarenga/Ascom FCC

‘Pontos do MIS’ levará filmes, oficinas, capacitações e equipamentos do Museu de Imagem e Som para diversas regiões do estado

O Museu de Imagem e Som de Santa Catarina, sediado em Florianópolis e administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), irá expandir sua abrangência para municípios de todo o estado. O projeto cultural Pontos do MIS, lançado nesta quinta-feira (11), vai mapear a estrutura audiovisual das cidades catarinenses para distribuir materiais para a regionalização da linguagem.

A proposta prevê parcerias com municípios para disponibilizar filmes, oficinas e capacitações. Os municípios serão classificados para receber atividades do projeto a partir de uma avaliação de dados coletados pela FCC.

 

“A partir deste formulário teremos, também, dados sobre os equipamentos culturais que esses municípios possuem e, assim, poderemos aprimorar nossas políticas para o setor”, informa o presidente da FCC, Rafael Nogueira. O principal foco do projeto é a produção audiovisual, mas o mapeamento que será feito a partir do envio dos dados das cidades permitirá ter informações sobre a capacidade dos espaços para receber eventos e quais as áreas culturais de interesse.

“Queremos promover a difusão cultural do audiovisual catarinense, oriundo de políticas públicas, bem como de atividades criativas correlatas a ele, o que indiretamente estimula a qualificação de técnicos ligados ao setor”, completa a administradora do Museu de Imagem e Som, Maria Elizabeth Horn Pepulim.

A ação de regionalização Pontos do MIS/SC prevê instituir atividades culturais contínuas para os municípios parceiros. O MIS/SC disponibiliza a programação e a cidade oferece a infraestrutura necessária (espaço adequado para exibições cinematográficas, exposições multimídia, oficinas, equipamentos, equipe e divulgação local.

Durante o evento de lançamento, diversas entidades do setor cultural se colocaram à disposição para contribuir com a iniciativa.

Como ser um município parceiro do Pontos do MIS-SC?

Primeiramente, é necessário preencher o formulário (carta de interesse). No caso de aprovação, será solicitado o preenchimento de um segundo formulário descrevendo mais especificações dos equipamentos culturais que integrarão os Pontos do MIS-SC.

O município interessado deverá atingir a nota mínima estabelecida, por meio de um ranking com critérios predefinidos em reunião específica de técnicos do MIS-SC. Também é preciso declarar a verdade nos formulários disponibilizados.

Cotidiano

Cotidiano

Cotidiano

Cotidiano

Cotidiano

Cotidiano