Iniciativa da CDL conta com consultoria do escritório de renomado arquiteto e urbanista dinamarquês
Um novo projeto anunciado na manhã desta terça-feira (9) promete redesenhar o Centro da Capital para os próximos 50 anos. A iniciativa, que foi apresentada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Florianópolis (CDL) em parceria com a Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF), conta com consultoria do escritório do renomado arquiteto e urbanista dinamarquês, Jan Gehl.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Segundo a CDL, o projeto tem previsão para ser desenvolvido durante seis meses, e tem como objetivo valorizar conceitos de mobilidade ativa, uso democrático de espaços públicos e qualidade de vida como prioridade do urbanismo. A expectativa é que a consultoria forneça ações para execução imediata em parceria com o poder público.
A CDL e a ACIF serão os únicos financiadores do projeto, que será comandado pelo escritório dinamarquês, mas também terá auxílio do Laboratório de Urbanismo e Arquitetura (LUA). O laboratório foi criado recentemente com o propósito de viabilizar a ação da equipe de Gehl através do fornecimento de informações sobre a economia e a sociedade local.
A iniciativa foi apresentada em coletiva de imprensa nesta manhã e contou com a presença do presidente da CDL, Eduardo Koerich, do presidente da ACIF, Célio Bernardi, e do prefeito de Florianópolis, Topázio Neto.
Eduardo Koerich explicou que, inicialmente, o estudo terá como foco principal a área central de Florianópolis, mas que futuramente, outras áreas da cidade também podem ser beneficiadas.
“A ideia é manter o diálogo aberto com arquitetos e especialistas regionais e também buscar referências de projetos arquitetônicos já desenvolvidos. A partir desse processo, será desenvolvido um ‘masterplan’ para a área, ou seja, um plano urbano que organiza e define as prioridades para futuras intervenções”, afirmou Koerich.
A execução dos projetos poderá ser viabilizada por meio da Outorga Onerosa do Direito de Construir — instrumento urbanístico que ganhou força com a revisão do Plano Diretor e que direciona recursos especificamente para a criação e qualificação de espaços públicos.
“A consultoria tem, a princípio, seis meses, mas com certeza deixará um legado que vai se propagar ao longo do tempo, nos próximos 40, 400 anos, reforçando o propósito das entidades e do poder público, que é a qualidade de vida do cidadão e a construção de uma Florianópolis inteligente para todos”, finaliza Topázio Neto.
Operação busca membros de facção criminosa em Balneário Camboriú e região
Ação cumpre 43 ordens judiciais contra atuação do PGC no Litoral Norte
A Polícia Civil (PCSC) deflagrou uma operação com o objetivo de buscar e desarticular a atuação de uma célula da facção criminosa Primeiro Grupo Catarinense (PGC) em Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina, e região. A ação prendeu…





