Contato com pets é benéfico para o tratamento, segundo pesquisas científicas
Há mais de um ano, o Projeto Patinhas Solidárias, projeto de extensão da Universidade do Sul (Unisul), leva cachorros para visitar pacientes em hospitais da Grande Florianópolis. O intuito é ajudar na recuperação de pacientes internados. O bem que o contato com pets faz para pacientes é comprovado cientificamente e, segundo especialistas, os animais tornam o local terapêutico.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
“A visita deles trazendo alegria eleva os níveis de ocitocina, os níveis de hormônios da felicidade, e diminui os níveis de hormônios, como o cortisol, que causa o estresse do paciente. Então isso é muito benéfico”, explica Danuza de Souza, enfermeira do Hospital Universitário da UFSC.
Segundo Marcelo Pucurull, estudante de medicina veterinária, a ideia surgiu para que os alunos do curso de medicina veterinária pudessem interagir com humanos e animais, presenciando a sintonia que essa relação tem. “A ideia é fazer todo mundo ficar próximo de todas as formas. Então conseguimos montar o projeto e trazer para o HU, para o Ramp, da Udesc, e para os projetos de comunidades carentes”, destaca.
A repórter Taísa Kisiel acompanhou o dia de visitas da Lupi e da Nina, cães que fazem parte do projeto e levam alegria para diversos pacientes.
Assista
Corpo com sinais de violência é localizado em comunidade de Florianópolis
A vítima foi assassinada com disparos de arma de fogo
O corpo foi localizado na tarde desta terça-feira (13) pela Delegacia de Homicídios da Capital (DHCap) nas dunas nas proximidades da comunidade do Siri, na praia dos Ingleses no Norte da Ilha, em Florianópolis. A operação contou com a participação da Polícia Científica, Polícia Militar (PMSC), Prefeitura Municipal de Florianópolis e da Academia da Polícia Civil (Acadepol).