TVBV ONLINE Notícias Educação Projeto realizado em escolas catarinenses é premiado no Reino Unido
Educação

Projeto realizado em escolas catarinenses é premiado no Reino Unido

A iniciativa é uma ação integrada do CEMADEN Educação com a Defesa Civil de Santa Catarina

O projeto é intitulado “Dados a prova d’água” e foi coordenado pelo Instituto de Desenvolvimento Global Sustentável da Universidade de Warwick (Reino Unido), com a participação da Fundação Getúlio Vargas (Brasil). Ele recebeu o Prêmio Internacional de Ciências Sociais que foi conferido pelo Conselho de Pesquisa Econômica e Social (ESRC) do Reino Unido.

A iniciativa de trazer o Projeto para Santa Catarina foi uma ação integrada do CEMADEN Educação com a Defesa Civil Estadual (DCSC). O Orientador do Projeto no Sul do Estado é o coordenador regional da DCSC, Rosinei da Silveira. Segundo ele, no projeto os alunos das escolas da rede pública constroem pluviômetros com material reciclado, chamados de pluvipets, e recolhem os dados diariamente.

As informações são compartilhadas para que possam contribuir para a melhoria da resiliência a enchentes em comunidades vulneráveis. Rosinei destacou que os dados coletados pelos estudantes serão cruzados para definir um melhor modelo matemático de previsões de chuvas.

A ação foi desenvolvida em Florianópolis, Criciúma, Xanxerê e Balneário Rincão. “As escolas foram escolhidas por serem localizadas onde a variação das marés e as condições de chuva provenientes do oceano podem estar influenciando nos alagamentos, devido as elevações dos rios”, explicou o coordenador. Além de Santa Catarina o projeto também foi desenvolvido no Acre, Pernambuco, Mato Grosso e São Paulo.

Imagens: Divulgação

Sair da versão mobile