26 de janeiro de 2026
TVBV ONLINE
Educação

Prouni 2026: inscrições para o 1º semestre começam nesta segunda

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Programa oferece bolsas de estudo integrais e parciais para cursos de graduação

Começam nesta segunda-feira (26) as inscrições do processo seletivo para o primeiro semestre de 2026 do Programa Universidade para Todos (Prouni). O processo é gratuito e deve ser feito exclusivamente pela internet, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, até a próxima quinta-feira (29).

Para se inscrever no processo seletivo é necessário que o estudante tenha completado o ensino médio; participado de edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 e/ou 2025; obtido, no mínimo, 450 pontos na média das cinco provas do exame; e não tenha zerado a prova da redação do Enem.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

O Prouni oferece bolsas de estudo integrais, que corresponde ao valor total da mensalidade do curso – tornando-o totalmente gratuito para o estudante – e parciais, que corresponde a 50% do valor da mensalidade do curso. As bolsas são para cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições particulares de educação superior.

Ainda de acordo com o Ministério da Educação, para se candidatar, os candidatos precisam atender a pelo menos uma das seguintes condições:

– ter feito o ensino médio integralmente em escola da rede pública;

– ter feito o ensino médio integralmente em instituição privada na condição de bolsista integral da respectiva instituição;

– ter feito o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada na condição de bolsista integral da respectiva instituição;

– ter feito o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada na condição de bolsista parcial da respectiva instituição;

– ter feito o ensino médio integralmente em instituição privada na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;

– ser uma pessoa com deficiência na forma prevista na legislação;

– ser professor da rede pública de ensino, exclusivamente para concorrer aos cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica. Nesse último caso, não é aplicado o limite de renda exigido aos demais candidatos.

No momento da inscrição, o candidato deve optar por concorrer às bolsas destinadas à ampla concorrência ou àquelas destinadas à implementação de políticas afirmativas referentes a pessoas com deficiência e autodeclaradas indígenas, pardas ou pretas.

“No caso da escolha das bolsas integrais, é necessário que a renda familiar bruta mensal por pessoa não exceda o valor de 1,5 salário mínimo. Já para escolher bolsas parciais, é preciso que a renda familiar bruta mensal por pessoa não exceda o valor de 3 salários mínimos”, destacou a pasta.

           

             

‘Sempre brincalhão’: homem morre afogado após cair de costão no Sul catarinense

Vítima morava em Araranguá e deixa esposa e três filhos

Um homem de 40 anos, identificado como Daniel Cabreira Fernandes, morreu afogado na tarde deste domingo (25) na região da Praia do Frade em Laguna, no Litoral Sul de Santa Catarina. A vítima caiu de cima do costão rochoso e chegou a ser resgatada pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC), que realizou manobras de reanimação cardiopulmonar, porém sem sucesso.

Continue lendo