Instabilidades chegam do Rio Grande do Sul e atingem todas as regiões entre quinta e sexta-feira (5)
A chegada de uma frente fria muda o tempo no estado, que deve se caracterizar pelas chuvas intensas entre quinta (4) e sexta-feira (5). Grande parte das regiões devem ser afetadas pelo alto volume de precipitação, que causa um risco moderado para ocorrências associadas às chuvas pontualmente intensa e temporais isolados, conforme alerta da Defesa Civil do Estado de Santa Catarina. A exceção fica por parte do Litoral Sul e uma área da Grande Florianópolis.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
As instabilidades aparecem primeiro nas regiões de divisa com o Rio Grande do Sul, que deve sentir as mudanças já na manhã de quinta-feira. Ao longo do dia, a instabilidade avança pelas demais regiões e, entre a noite deste dia e a madrugada de sexta, atingir as demais localidades.
O fenômeno também ganha mais força de um dia para o outro, havendo condições para temporais isolados com raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo, principalmente entre o Grande Oeste e o Alto Vale do Itajaí. Na sexta-feira, as condições para temporais diminuem, mas a chuva permanece de forma moderada ao longo de todo o dia.
A Defesa Civil recomenda:
- Durante os temporais busque um local abrigado, longe de janelas e objetos que possam ser arremessados.
- Em caso de chuva intensa com alagamentos, jamais atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos.
- Em caso de ventos fortes evite transitar e/ou abrigar-se próximo de árvores, placas, muros e postes de energia.
Córrego responsável por diversos alagamentos em São José passa por “limpeza paliativa”
Prefeitura do município mobilizou maquinário após denúncia do Portal TVBV sobre situação do local, mas, segundo moradores, serviço não foi feito de forma completa
Após denúncia feita pelo Portal TVBV Online, a prefeitura de São José mobilizou um maquinário para realizar a limpeza do córrego que corta o Loteamento Bosque da Pedra, no Sertão do Maruim, que sofre com frequentes alagamentos em dias de fortes chuvas. A operação foi iniciada na última sexta-feira (29) e deve acontecer até esta quarta-feira (3). De acordo com a prefeitura, um trecho de mais de 500 metros está sendo contemplado. No entanto, conforme relato de moradores, a parte mais importante não será limpa.