23 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Esportes

Quais são os carros que participam de homenagem a Ayrton Senna em Mônaco

Fonte: Band.com | Foto: @F1/Twitter

Grande Prêmio Histórico de Mônaco 2024 terá apresentação em homenagem ao tricampeão de F1

Monte Carlo recebe neste final de semana a 14ª edição do Grande Prêmio Histórico de Mônaco, uma celebração anual com carros de várias eras da Fórmula 1 e de outras categorias.

Uma atração especial da edição de 2024 é o desfile que lembra os 30 anos da morte de Ayrton Senna. A programação acontece neste sábado (11), às 7h50, com transmissão ao vivo do Band.com.br, do Bandplay e do canal Esporte na Band no YouTube.

 

Ao todo, serão seis veículos na pista, todos marcantes na trajetória de Senna. Entre os pilotos escalados para a exibição, dois brasileiros. Confira:

Kart (1977)

Gabriel Bortoleto vai pilotar o kart com o qual Ayrton Senna disputou os campeonatos Brasileiro e Sul-Americano da modalidade em 1977, respectivamente em São Paulo e em San José (Uruguai). O veículo pertence à coleção de Zak Brown, diretor-executivo da McLaren.

Van Diemen RF82 (1982)

Foi o carro utilizado por Ayrton Senna na conquista do título europeu de Fórmula Ford 2000. O veículo será pilotado pela espanhola Cristina Gutiérrez, campeã da categoria challenger do Rally Dakar 2024.

Ralt RT3 (1983)

Com este carro, Ayrton Senna o campeonato britânico de Fórmula 3 em 1983, e ainda fechou a temporada vencendo o prestigioso GP de Macau da categoria. A pilotagem ficará a cargo do norte-irlandês Eddie Irvine.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBVonline em primeira mão

Toleman TG184 (1984)

O carro que marcou a estreia de Ayrton Senna na Fórmula 1, com direito a um segundo lugar no Grande Prêmio de Mônaco de 1984. O bólido será pilotado pelo sueco Stefan Johansson, companheiro de equipe do brasileiro na reta final daquele ano.

Lotus 97T (1985)

Com este carro, Ayrton Senna venceu o Grande Prêmio de Portugal de 1985, a primeira vitória dele na F1. Em Monte Carlo, o belga Thierry Boutsen foi escalado e estará ao volante no fim de semana.

McLaren MP4/5B (1990)

O carro do título de Ayrton Senna na temporada 1990, decidido com um acidente logo na largada com Alain Prost no GP do Japão. O convocado para pilotar o carro será Bruno Senna, sobrinho do tricampeão.