10 de dezembro de 2025
TVBV ONLINE
Clima / Tempo

Quarta-feira tem risco de rajadas de vento de até 100 km/h

Defesa Civil alerta para risco de destelhamentos, danos à rede elétrica e queda de árvores, alagamentos e enxurradas em algumas áreas

Nesta quarta-feira (10), o Ciclone Extratropical se direciona para o mar, intensificando as condições de vendavais em praticamente toda Santa Catarina. Nas regiões do Meio-Oeste, Planaltos, Vale do Itajaí e litoral, as rajadas podem alcançar até 90 km/h, enquanto na Serra os ventos podem se aproximar de 100 km/h. A Defesa Civil alerta para ocorrências como destelhamentos, danos à rede elétrica e queda de árvores varia de moderado a alto no Oeste e chega a muito alto nas regiões Central e Leste do estado.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

O mar deve ficar agitado no Litoral Norte e no Baixo Vale do Itajaí, com ondas de até 2 metros. Na Grande Florianópolis, as ondas podem variar entre 2 e 3 metros, enquanto no Litoral Sul podem atingir de 3 a 4 metros, com picos ainda maiores em alto mar.

A Defesa Civil recomenda que a população evite atividades de navegação, pesca, esportes marítimos e banho de mar, além de caminhar ou pedalar na orla quando as ondas atingirem a ciclovia. Em caso de ventos fortes, é fundamental buscar abrigo em locais protegidos, longe de árvores, placas, postes de energia e outros objetos que possam ser arremessados.

As temperaturas seguem elevadas, especialmente no Litoral, onde os termômetros podem chegar a 30°C. Apesar da redução da chuva, ainda há possibilidade de pancadas isoladas no Grande Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis, com risco baixo a moderado de alagamentos e enxurradas.

Previsão para os próximos dias

Na quinta-feira (11), o Ciclone segue se afastando gradativamente para o alto mar, mas ainda deve provocar rajadas de vento de até 75 km/h entre o Meio-Oeste e o Litoral. O mar permanece agitado, com risco de ressaca, principalmente no Litoral Sul e em Florianópolis, com ondas de até 3,5 metros e picos acima de 4 metros em alto mar.

Pela manhã, a nebulosidade deve se manter, com condição para chuvas fracas e passageiras, entre o Oeste, Meio-Oeste e Planalto Sul. No entanto, não há risco para ocorrências. As temperaturas variam entre 8°C e 14°C nos planaltos e Meio-Oeste, enquanto no litoral os termômetros oscilam entre 18°C e 22°C. Já à tarde, as temperaturas sobem novamente, chegando próximas de 30°C no Litoral.

Entre sexta-feira (12) e sábado (13), a instabilidade retorna ao estado, trazendo condição para temporais em todas as regiões, especialmente nas áreas de divisa com o Paraná, onde há possibilidade de chuva intensa.

*Com revisão de Bernardo Ebert

           

             

Chuvas dão lugar a rajadas de vento intensas ao longo desta quarta

Fenômeno é provocado pelo deslocamento do Ciclone Extratropical em direção ao alto mar

As fortes chuvas que causaram estragos em diversas regiões do estado dão lugar aos fortes ventos, que ocorrem em todas as regiões ao longo desta quarta-feira (10). Isso se deve ao afastamento do Ciclone Extratropical, que vai em direção ao alto mar e provoca fortes rajadas, especialmente na região litorânea e proximidades. Essa mudança no clima já havia sido alertada pela Defesa Civil de Santa Catarina nesta segunda-feira (7).

Continue lendo