Competição acontece em Nova Déli, na Índia, entre os dias 27 de setembro e 5 de outubro
Quatro atletas catarinenses foram convocados para o mundial paralímpico de 2025, que será realizado entre os dias 27 de setembro e 5 de outubro em Nova Déli, na Índia. Todos os convocados disputam as competições de atletismo. São eles: Edenilson Floriani, de Joinville; Suzana Nahirnei, de Blumenau; João Matos Marques Cunha, de Balneário Camboriú e Jean de Oliveira, de Balneário Piçarras.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Além dos atletas, Santa Catarina também terá os treinadores Caike Rovigo, Felipe Lúcio e Eliandro Braz Luz, todos também de modalidades de atletismo. Esses nomes integram a delegação brasileira, que busca desempenhar um bom papel na Índia, assim como fez na edição de 2024, quando ficou em segundo lugar geral no quadro de medalhas.
Já no principal evento para pessoas com deficiência, os Jogos Paralímpicos de Paris, em 2024, o Brasil foi o quinto colocado no quadro geral de medalhas permanecendo entre as principais nações do planeta no paradesporto.
A diretora de paradesporto da Fesporte, Fayola Daiane Bueno da Silva, analisou as convocações ressaltando a importância da presença do estado em mais um grande evento internacional do paradesporto.
“É com muita alegria que celebramos a convocação dos nossos catarinenses que estarão nos representando lá na Índia. Gostaria de parabenizar também o trabalho dos treinadores, associações que desenvolvem o paradesporto aqui no estado. Essa convocação mostra o bom trabalho que fizemos em Santa Catarina com nossos atletas sempre marcando presença e reforçando a seleção brasileira nos maiores eventos internacionais. Destaco ainda a importância dos eventos como o Parajasc e o Parajesc que são fundamentais deles na trajetória dentro do paradesporto”, celebrou a Fayola.
Ex-Avaí está entre os indicados para a Bola de Ouro 2025
Além de Raphinha, Vinicius Junior é outro brasileiro na disputa; Marta concorre entre as mulheres
O jogador Raphinha, ex-Avaí e atualmente no Barcelona, da Espanha, está entre os 30 indicados para o Ballon D’Or (Bola de Ouro), prêmio que a revista France Football entrega para o melhor jogador de futebol do mundo da temporada. Entre o segundo semestre de 2024 e o primeiro de 2025, o brasileiro foi um dos destaques do Barça, sendo peça importante no elenco de Hansi Flick que conquistou a tríplice coroa (Campeonato Espanhol, Copa do Rei e Supercopa da Espanha) e chegou até a semifinal da Liga dos Campeões.