Vento ganha intensidade no Litoral Sul do estado
Nesta quinta-feira (23), o tempo em Santa Catarina permanece instável em diversas regiões. A região Leste do estado apresenta variação de nebulosidade e condições para chuvas rápidas e passageiras. Nas demais áreas, o tempo se mantém firme, com predominância de sol. O vento ganha intensidade, especialmente no Litoral Sul, onde o mar fica agitado, com ondas de até 3 metros, trazendo risco moderado de ocorrências relacionadas à agitação marítima.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Pela manhã, a sensação térmica será de frio, mas a temperatura tende a subir rapidamente. Nas regiões dos Planaltos e Meio-Oeste, as mínimas variam entre 6°C e 12°C, enquanto nas demais áreas os termômetros marcam entre 13°C e 16°C. Durante a tarde, as máximas podem alcançar até 28°C no Grande Oeste e Litoral Sul, com temperaturas variando de 21°C a 24°C nas demais regiões.
Condições para os próximos dias
Na sexta-feira (24), as condições seguem semelhantes, com tempo instável na metade Leste do estado e tempo firme, com predomínio do sol, no Grande Oeste. Pela manhã, a sensação térmica será de frio, mas a temperatura tende a subir rapidamente por conta do tempo aberto, especialmente no Oeste. Nas regiões dos Planaltos e Meio-Oeste, as mínimas variam entre 6°C e 12°C, enquanto nas demais áreas o frio é um pouco mais brando e as temperaturas ficam entre 13°C e 16°C. Durante a tarde, as máximas podem alcançar até 28°C no Grande Oeste e Litoral Sul, com temperaturas variando de 21°C a 24°C nas outras regiões.
No decorrer do dia, o mar permanece agitado no Litoral Sul, com ondas entre 2 e 3 metros de altura, e maiores ainda em alto mar. Isso ocorre por conta da intensificação dos ventos em alto mar, associados a uma região de alta pressão. Segundo a Defesa Civil, esta condição provoca o recuo da maré, o que dificulta a entrada e saída de pessoas do mar. O órgão alerta para que a população evite atividades de navegação, pesca, esportes marítimos e banho de mar.
Já no sábado (25), as condições do tempo devem mudar. Os ventos se intensificam e as temperaturas sobem rapidamente, se aproximando dos 30°C em grande parte do estado. Entre a tarde e à noite, uma nova frente fria se aproxima, o que pode favorecer a formação de temporais, acompanhados de raios, rajadas de vento e possibilidade de queda de granizo. As condições mais severas devem ocorrer no Oeste e nas áreas próximas ao Rio Grande do Sul.
No domingo (26), a frente fria avança e os temporais se espalham pelo estado, trazendo risco moderado para ocorrências.
A Defesa Civil reforça orientações de segurança, como evitar áreas abertas durante temporais, manter distância de janelas e objetos soltos, não atravessar vias alagadas e ficar longe de árvores, placas e postes durante ventos fortes.
*Com revisão de Bernardo Ebert
SC é o segundo estado do Brasil mais impactado pelo tarifaço de Trump
Estudo elaborado pela FGV aponta que estado deixou de arrecadar mais de 95 milhões de dólares em um ano por conta da medida
Um estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) apontou os impactos do tarifaço do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aos produtos brasileiros. O resultado mostrou números desfavoráveis a Santa Catarina, que foi o segundo estado do Brasil que mais teve perda em valores absolutos em um ano. Segundo a pesquisa, SC deixou de arrecadar 95,9 milhões de dólares, número abaixo apenas do que o registrado em Minas Gerais (236 milhões de dólares).