29 de maio de 2024
TVBV ONLINE
Educação

Ranking mundial classifica UFSC como a 10ª melhor universidade brasileira; confira lista

Universidade também subiu uma colocação no ranking mundial

Mantendo a classificação de 2022, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foi eleita a décima melhor universidade do Brasil, de acordo com o último levantamento realizado pelo Center for World University Rankings (CWUR), em 2023. O CWUR é uma organização internacional de consultoria que presta serviços para governos e universidades analisando e classificando os resultados de educação e de pesquisa em diversas instituições ao redor do mundo.

10ª melhor universidade do Brasil, a UFSC também está classificada entre as 3,5% melhores do mundo. Na lista global, a Federal catarinense subiu uma posição e passou de 719 para 718 entre as 20.531 universidades avaliadas. O ranking, porém, mostra apenas as 2 mil instituições mais bem colocadas e, nesse recorte, nenhuma outra universidade de Santa Catarina aparece. Confira abaixo a lista das dez melhores instituições brasileiras. 

Não apenas a UFSC manteve sua classificação em relação a 2022, como também todo o top 10 brasileiro. Entre as melhores universidades do país, lidera a USP (Universidade de São Paulo), que também aparece no 109º lugar mundial. Logo atrás, vem a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), 344ª colocada global, seguida, pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), classificada no 376º lugar da lista internacional. O ranking completo das 2 mil melhores universidades do mundo em 2023 pode ser conferido clicando aqui.

 

Critérios de classificação

O ranking é baseado em sete indicadores, agrupados em quatro áreas para classificar as universidades do mundo: Educação (medido pelo número de egressos que obtiveram distinções acadêmicas de prestígio em relação ao tamanho da universidade); Empregabilidade (número de egressos que ocuparam cargos de liderança em grandes empresas); Corpo Docente (professores que ganharam distinções acadêmicas de prestígio); e Pesquisa (considera a produção de pesquisa, publicações de alta qualidade, influência e citações). Esta última foi a área de maior destaque da UFSC.

Veja as 10 melhores do Brasil 

  1. Universidade de São Paulo (USP): 109º
  2. Universidade Estadual de Campinas (Unicamp): 344º
  3. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ): 376º
  4. Universidade Estadual Paulista (Unesp): 424º
  5. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS): 467º
  6. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG): 503º
  7. Universidade Federal de São Paulo (Unifesp): 582º
  8. Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ): 696º
  9. Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz): 698º
  10. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC): 718º

Foto: UFSC / Reprodução

Educação

Educação

Educação

Educação

Educação

Educação