21 de junho de 2024
TVBV ONLINE
Educação

Rede de ensino municipal incentiva a educação inclusiva em Florianópolis

Na última semana do Educar no Verão as crianças do Neim Nagib Jabor, localizado no bairro Estreito, conheceram os nomes dos seus brinquedos favoritos na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Com muito carisma, o professor de libras, Rodrigo Pereira, designado no Neim Morro do Horácio, iniciou a atividade com auxílio do intérprete, Valdelucio Marques, explicando a importância da inclusão dessa língua para que todos consigam se comunicar com pessoas surdas.

Para mostrar o sinal de cada brinquedo, o professor utilizou imagens projetadas na parede e também os próprios objetos, facilitando a visualização e entendimento dos pequenos.

Após as demonstrações, o educador escolheu crianças para que apresentassem os sinais de alguns brinquedos como bola, boneca e carrinho proporcionando à criançada um desafio que garantiu ainda mais empolgação.

 

Rodrigo observa que a atividade foi muito bem aceita, sendo que todos demonstraram bastante interesse e, brincando, aprenderam um pouquinho mais sobre a língua de sinais.

“O Educar no Verão foi um período de muito entusiasmo, em que tivemos parceria e comprometimento no planejamento e execução das propostas. Desta forma, adquirimos grandes aprendizados e nem sentimos o tempo passar “, comentou a ex-coordenadora do programa no Neim, Eliane Bongiolo.

O secretário de Educação, Maurício Fernandes Pereira, ressalta que o ensino da Libras não é proporcionado somente durante o Educar no Verão, mas sim ao longo de todo ano letivo para os profissionais e estudantes da rede municipal de ensino. “Ainda este ano, cerca de 26 unidades educativas serão contempladas com a oferta do ensino da Libras, além de um curso básico, aberto aos moradores de Florianópolis, no Centro de Educação Continuada”.

Foto: PMF/Reprodução