Temporais avançam sobre todo o estado nesta sexta-feira (20) e persistem até a manhã de sábado (21)
Santa Catarina está em alerta para o risco de temporais que podem se formar a partir desta sexta-feira (20), acompanhados de chuva intensa e fortes rajadas de vento. Segundo a Defesa Civil estadual, essas condições devem persistir até a manhã de sábado (21).
De acordo com a Atenção Meteorológica emitida pelo órgão, o risco maior de destelhamentos, quedas de galhos e árvores e danos na rede elétrica se concentra do norte do Litoral Sul ao leste do Planalto Norte, abrangendo toda a faixa costeira da Grande Florianópolis ao Litoral Norte. Nessas áreas, há também risco alto para alagamentos e enxurradas pontuais.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Nas demais regiões, os temporais serão mais isolados, por isso o risco de ocorrências é considerado moderado. Os temporais iniciam ainda nesta manhã nas regiões de divisa com o Rio Grande do Sul, especialmente em áreas do Meio-Oeste e Litoral Sul. No decorrer do dia, essas tempestades avançam para as demais áreas do estado, onde ganham força.
Os temporais são reflexo de uma frente fria sobre o mar, somado às instabilidades em diferentes níveis da atmosfera e um sistema de baixa pressão entre o continente e o oceano. Com o avanço da baixa pressão entre o litoral do Paraná e de Santa Catarina, já no início do sábado (21), as instabilidades continuam com chuva persistente, principalmente no Litoral Norte e regiões próximas.
As condições para temporais típicos de verão retornam entre a tarde e a noite de sábado, com chance de temporais isolados e pancadas de chuva rápida no estado. As temperaturas podem chegar entre 28°C e 32°C no Grande Oeste e entre 27°C e 30°C na metade leste de SC. No entanto, por conta do calor, nebulosidade e da umidade disponível, as condições de abafamento persistem.
Apenas no domingo (22) a instabilidade diminui no Litoral e os termômetros marcam entre 27 e 30°C. No Grande Oeste, Planaltos e Alto Vale do Itajaí, permanece a condição típica do verão, com temporais isolados entre as tardes e noites até segunda-feira (23). Apesar de isolados, estes temporais podem vir com forte intensidade, trazendo danos relacionados a alagamentos, destelhamentos e queda de árvores. O calor também segue presente, principalmente no Oeste, onde os termômetros passam dos 30°C durante as tardes.
Na próxima semana, a circulação marítima volta a influenciar o tempo no Litoral. A chuva ganha força a partir da noite de segunda-feira e se mantém persistente ao longo da terça (24), podendo ocorrer com intensidade em alguns momentos.
Recomendações da Defesa Civil
- Durante os temporais busque um local abrigado, longe de janelas e objetos que possam ser arremessados.
- Em caso de ventos fortes evite transitar e/ou abrigar-se próximo de árvores, placas, muros e postes de energia.
- Em caso de chuva intensa com alagamentos, jamais atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos.
Polícia realiza devolução de celulares furtados no Carnaval em SC
Cerca de 100 aparelhos foram recuperados na Grande Florianópolis, segundo a PMSC
A Polícia Civil (PCSC) iniciou nesta quarta-feira (18) a devolução de celulares furtados durante o Carnaval em diversas regiões do Estado. A restituição dos dispositivos recuperados ocorre de forma coordenada pelas delegacias responsáveis pelas ocorrências registradas durante o período festivo. Segundo a Polícia Militar (PMSC), cerca de 100 celulares furtados na região da Grande Florianópolis foram recuperados.





