Mais da metade das ocorrências de salvamento nas praias envolvem esse público
Um relatório divulgado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina revelou que os homens jovens são os que mais se afogam no Litoral do estado. Dos 1022 salvamentos registrados pela corporação entre os dias 15 de dezembro e 12 de janeiro, 627 envolviam homens com idade média de 25 anos. O relatório faz parte da Operação Estação Verão 2025/2026.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Isso reforça a necessidade de ações educativas destinadas especialmente a esse tipo de público, que costuma superestimar a capacidade física e ignorar as sinalizações. Para o Comandante-Geral do CBMSC, coronel Fabiano de Souza, os números evidenciam um cenário conhecido: o público masculino adulto e o perfil dos afogamentos de Santa Catarina e do Brasil. “A corporação investe em campanhas, efetivo e diversos outros recursos, mas é importante que o banhista respeite a sinalização e as orientações dos guarda-vidas nas praias”, destaca o comandante.
Morte de jovem
No último domingo (11), um jovem de 22 anos morreu afogado em uma região de água doce que não era monitorada pelas equipes dos Corpo de Bombeiros. A ocorrência foi registrada no município de Passo de Torres, no Extremo Sul catarinense.
Queda nos números
Apesar dos números expressivos dentro de um mês, a corporação ressalta que houve uma queda acentuada de 48,5% em relação ao mesmo período de 2025, quando foram registradas 1.986 ocorrências. Segundo os bombeiros, isso está ligado ao aumento expressivo das ações preventivas – 7 milhões contra 6 milhões em 2024. Outros dados a registrarem redução são os de arrastamento por corrente de retorno (de 1.941 para 985 casos) e de afogamentos (45 para 37).
Sobre a prevenção, o comandante também avalia que o alto número de ações foi durante a alta temporada – com forte calor e águas em boa temperatura, além da quantidade de banhistas muito grande. “Praias cheias e calor intenso reforçam a necessidade do trabalho preventivo, que cada vez mais tem se mostrado tão eficaz quanto um salvamento”, reforça o comandante.
Números da Operação Estação Verão
Na última semana, entre os dias 6 e 12 de janeiro, foram 232 salvamentos e um milhão de ações preventivas, resultado da pronta resposta das equipes de guarda-vidas civil e militar. Neste mesmo período, os acidentes com águas vivas diminuíram consideravelmente, resultado das ações e informativos na última semana, sendo registrados apenas 1.047 ocorrências. Houve o óbito de um jovem de 22 anos em área não guarnecida de água doce.
Mulher que escondia drogas na genitália para entregar ao marido detento é presa
Suspeita revelou que enviava ilícitos ao companheiro ao menos cinco vezes durante o mês
Um esquema de inserção de drogas na Penitenciária de Navegantes, no Litoral Norte do estado, foi alvo de uma operação da Polícia Civil nesta segunda-feira (12). Conforme a apuração, a mulher de um detento escondia o material dentro do órgão genital e se utilizava das visitas íntimas para entregar os ilícitos ao marido, que os vendia dentro da prisão. Foram cumpridos um mandado de busca e apreensão e dois de prisão preventiva.





