19 de junho de 2024
TVBV ONLINE
Segurança

Reservatório da Casan é interditado em São José por risco de rompimento

Foto: Cesar Carvalho Cinemáquina / Casan

Empresa que construiu estrutura é a mesma responsável pela que rompeu em Florianópolis em setembro

Após recomendação do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a Casan interditou nesta quinta-feira (23) uma das três estruturas do Reservatório Irineu Comelli, no bairro Forquilhinhas em São José. A decisão ocorre após um laudo de vistoria apontar risco potencial de rompimento na estrutura.

A estrutura foi construída pela Gomes & Gomes Ltda, mesma empresa responsável pela obra do reservatório que se rompeu no bairro Monte Cristo em Florianópolis em 6 de setembro de 2023. Um engenheiro da empresa e outro da Casan, responsáveis pela construção e fiscalização do reservatório, foram indiciados pela Polícia Civil após a conclusão das perícias.

 

A recomendação foi feita pela 7ª e pela 29ª Promotoria de Justiça da Capital com base no laudo do Centro de Apoio Operacional Técnico (CAT) do MPSC, atestando o risco potencial de rompimento da estrutura, que apresenta fissuras. O relatório identificou vícios construtivos e apontou, por precaução, a necessidade de esvaziamento completo até a conclusão de estudos mais aprofundados.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBVonline em primeira mão

Na quarta-feira (22), após resposta da empresa apresentando uma possível solução que não a interdição imediata do reservatório, o que resulta na continuidade do risco de colapso da estrutura, os Promotores de Justiça reiteraram a recomendação e requisitaram resposta objetiva em 24h sobre o acatamento ou não da recomendação.

No prazo estabelecido, a Casan respondeu positivamente à recomendação do Ministério Público, informando que imediatamente “paralisará a operação do Reservatório R2C (Irineu Comelli) construído pela empresa Gomes & Gomes Ltda” e que encaminhará ao Ministério Público, assim que for finalizado, laudo técnico conclusivo, contendo diagnóstico quanto à segurança estrutural da estrutura.