A divulgação das notas do Enem 2022 será antecipada para esta quinta-feira (9). A mudança foi anunciada pelo ministro da Educação, Camilo Santana, durante entrevista coletiva sobre o Censo Escolar da Educação Básica, nesta quarta-feira (8).
Inicialmente, o calendário oficial previa que o resultado do exame seria divulgado na próxima segunda-feira (13). De acordo com Santana, a antecipação visa facilitar todo o acesso dos alunos ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), já que o programa usa a nota da edição mais recente do Enem para selecionar estudantes para universidades públicas.
A nota do Enem é utilizada para a seleção e ingresso de estudantes para universidades públicas e privadas de todo o Brasil, também pelos programas: Programa Universidade Para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies).
Para acessar o boletim de desempenho, bastará entrar na Página do Participante e fazer o login, digitando o CPF e a senha cadastrados no sistema.
“Quero parabenizar o esforço da equipe técnica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)”, iniciou Santana. “Estamos antecipando o resultado do Enem, que estava previsto para a semana que vem. O resultado será divulgado amanhã, dia 9. Isso vai facilitar também todo o acesso dos nossos alunos ao Sisu”, comunicou o ministro.
Até o momento, com a antecipação do resultado do Enem, não houve a confirmação se haverá alteração no calendário de inscrição do Sisu, Prouni e Fies.
Veja o calendário atual:
Sisu
- Inscrições – 16 a 24 de fevereiro;
- Resultado – 28 de fevereiro.
O Sisu disponibiliza vagas para as universidades federais e estaduais, ou seja, públicas. Durante o período de inscrição, o candidato consegue acompanhar diariamente as notas de corte para o curso desejado e, durante o processo, pode realizar alterações das opções.
Prouni
- Inscrições – 28 de fevereiro a 03 de março;
- Resultado da primeira chamada: 7 a 16 de março;
- Segunda chamada: 21 a 30 de março.
O Prouni oferece bolsas de estudo, integrais (100%) e parciais (50%), em instituições particulares de ensino superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior.
Para participar, um dos critérios é ter renda bruta mensal familiar de até três salários mínimos.
Fies
- Inscrições – 7 a 10 de março;
- Resultado – 14 de março.
O Fies é um programa destinado à concessão de financiamento a estudantes, ou seja, para receber um empréstimo para o pagamento da graduação em universidade privada. Após a conclusão do curso, o aluno deve quitar o valor.
Foto: Internet/Reprodução