25 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Paulo Chagas

Rota dos vinhedos em São Joaquim ganha ordem de pavimentação

Turismo do vinho da Serra se fortalece com a pavimentação de estrada de acesso / Foto: Roberto Zacarias / SECOM

Uma das maiores reivindicações dos produtores de vinho da região de São Joaquim, na Serra Catarinense, foi efetivada no início da tarde deste domingo (10). Ao cumprir agenda na Região, o governador Jorginho Mello (PL) anunciou a retomada das obras da pavimentação de um trecho da estrada municipal SJM-265, e também inaugurou a pavimentação asfáltica de trecho do Morro do Agudo. A estrada municipal que vai receber asfalto, faz parte da reinvindicação para fortalecer a rota dos vinhedos no município favorecendo o enoturismo, além de garantir o escoamento das frutas e dos produtos da região. A estrada SJM-265 dá acesso às vinícolas da região do Pericó com um trecho que compreende 12,5 km. Portanto, de grande relevância. A obra prevê serviços de terraplenagem, pavimentação, drenagem, obras complementares, meio ambiente e sinalização viária. O valor total investido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, é em torno de R$ 33 milhões. Seja como for, a pavimentação asfáltica vai melhorar a mobilidade da rodovia que faz parte da rota dos vinhos de altitude de Santa Catarina. São 19 diferentes produtores situados entre a região do Vale do Contestado e da Serra catarinense.

Partidos não perdem tempo e buscam solidez no Estado

Entre eles, o MDB de Itajaí que acolhe o deputado Carlos Chiodine / Foto: Divulgação

Partidos buscam fortalecimento neste período que antecede o pleito de outubro, e correm contra o tempo para consolidar candidaturas e arrebatar novos simpatizantes. Tem sido assim, em todas as regiões do Estado. Foi o que se viu na noite de sexta-feira (8), em Itajaí, com a adesão do deputado federal Carlos Chiodini, ao MDB de Itajaí, que agora, em novo domicílio, torna-se o principal nome para a Prefeitura pelo partido, no município. O ato reunião cerca de 2 mil pessoas. Chiodini sentiu-se em casa e quer protagonizar com maior participação da política local, e se disse estar pronto para o desafio, ao anunciar a pré-candidatura. Esteve também no ato, o presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, a senadora Ivete Appel da Silveira e o presidente da Alesc, Mauro de Nadal, entre outros parlamentares e demais lideranças regionais. Todos reforçaram o apoio a Chiodini. Numa eventual conquista à Prefeitura, por parte de Carlos Chiodini, Luiz Fernando Vampiro é quem deverá assumir a vaga na Câmara dos Deputados.

Encontro do União Brasil em Lages

Foto: Alex Branco

A Caravana do Partido União Brasil concentrou seus trabalhos nos últimos dias percorrendo os municípios da região da Serra Catarinense. A agenda da Executiva Estadual terminou em Lages no sábado, durante encontro com pré-candidatos, apoiadores e simpatizantes. Com o objetivo de fortalecer a participação do UB nas eleições municipais de 2024, o Partido apresentou na ocasião, o nome do médico obstetra Heron Anderson de Souza, como pré-candidato a Prefeito de Lages. Além de Heron, a agremiação conta com um grande número de postulantes à Câmara Municipal. Com o período da “janela de transferência partidária”, para os parlamentares em exercício do mandato, o UB mantém tratativas com mais dois Vereadores que avaliam a possibilidade de ingressar no partido. A segurança na construção do projeto, foi respaldada em reunião na sexta-feira (08), pelo presidente do União Brasil no Estado de Santa Catarina, Deputado Federal Fábio Schiochet. Ainda durante o evento, cerca de 30 pessoas se filiaram ao União Brasil.