Defesa Civil alerta para aumento da instabilidade, com risco para alagamentos, enxurradas e queda de árvores
Neste sábado (13), a previsão é de chuva fraca e isolada, que pode ocorrer em todas as regiões do estado. No entanto, no período da tarde, a instabilidade aumenta, e temporais devem atingir principalmente as áreas de divisa com o Paraná, podendo alcançar o Médio e Baixo Vale do Itajaí. Durante a noite, a instabilidade deve diminuir gradualmente. Segundo a Defesa Civil, o risco é considerado moderado a alto para alagamentos, enxurradas, queda de árvores e destelhamentos.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
O órgão orienta que, durante os temporais, a população busque locais abrigados, afastados de janelas e de objetos que possam ser arremessados pelo vento. Em situações de rajadas mais fortes, a recomendação é não circular ou se abrigar próximo a árvores, placas, muros e postes de energia. Já em casos de chuva intensa com alagamentos, o órgão alerta para evitar a travessia de ruas, pontes e pontilhões submersos.
Condições para os próximos dias
Para o domingo (14), a previsão é de condições semelhantes, com variação de nuvens e chuva leve nas primeiras horas do dia, ganhando intensidade à tarde, especialmente nas regiões de divisa com o Paraná. O dia deve amanhecer com temperaturas próximas dos 20°C no Litoral e Oeste catarinense, e entre 15°C e 19°C do Meio-Oeste aos Planaltos. A combinação de calor e umidade aumenta a chance de temporais isolados à tarde.
Na segunda-feira (15), uma frente fria avança por Santa Catarina, aumentando ainda mais as condições de temporais acompanhados de raios, rajadas de vento, chuva intensa e queda de granizo. O risco para ocorrências como destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de árvores e alagamentos é considerado moderado a alto, especialmente na Grande Florianópolis, Grande Oeste, e áreas de divisa com o Rio Grande do Sul.
Na terça-feira (16), as condições de temporais continuam por todo o estado, principalmente na metade Leste, enquanto o restante do estado terá melhora gradual no decorrer do dia. O Litoral Norte seguirá com risco de temporais até o final da tarde.
*Com revisão de Bernardo Ebert
Opas alerta que próxima temporada de gripe pode ser mais intensa
Orgão recomenda monitorar atentamente a evolução do vírus
A Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) emitiu um alerta nesta quinta-feira (11) para que os países da região das Américas se prepararem para a possibilidade de a temporada de influenza em 2026 ser antecipada ou mais intensa. O documento foi divulgado um dia depois de a Organização Mundial de Saúde (OMS) emitir um comunicado sobre o subclado K do Influenza A (H3N2), relacionado ao aumento de casos no Hemisfério Norte, que está no inverno, época em que há mais circulação do vírus.





