Defesa Civil alerta para ocorrências como alagamentos pontuais e danos na rede elétrica
O sábado (15) começa com predomínio de sol em todas as regiões de Santa Catarina. No Extremo Oeste e nos Planaltos, porém, o tempo muda ao longo da tarde, com o avanço de pancadas de chuva e temporais isolados. Nestas áreas, o risco para alagamentos pontuais e danos na rede elétrica é considerado baixo a moderado, segundo a Defesa Civil. No Litoral e no Vale do Itajaí, a nebulosidade aumenta gradualmente devido ao transporte de umidade do mar, favorecendo chuva fraca e isolada ao longo do dia.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
As temperaturas mínimas variam entre 10°C e 14°C nos Planaltos e ficam entre 15°C e 19°C nas demais regiões. À tarde, os termômetros se elevam e as máximas se aproximam dos 30°C no Grande Oeste e no Litoral catarinense, enquanto as demais áreas registram entre 23°C e 26°C. O vento sopra de fraco a moderado durante todo o período.
Confira a previsão para os próximos dias
No domingo (16), o tempo deve mudar em Santa Catarina, com a formação e o avanço de uma frente fria. A nebulosidade aumenta já pela manhã em todas as regiões. Nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, a chuva deve começar no fim da manhã, estimulada pelo calor e pela umidade antes da chegada da frente fria. A previsão é de pancadas acompanhadas de raios, rajadas de vento, granizo e vendavais localizados, com maior intensidade no Grande Oeste, Planaltos e parte do Alto Vale do Itajaí. As instabilidades avançam para as demais regiões ao longo do domingo e da segunda-feira (17).
Durante o dia, as temperaturas máximas ficam em torno dos 30°C no Oeste e Litoral do estado e variam de 23°C a 26°C nas demais regiões. Segundo a Defesa Civil, o risco é considerado moderado a alto para alagamentos, enxurradas, destelhamentos, queda de árvores e danos na rede elétrica.
Na segunda-feira (17), a frente fria segue avançando por toda Santa Catarina e mantém o tempo instável, com chuva e temporais, principalmente durante a manhã. No fim da tarde, a chegada de uma massa de ar seco favorece a melhora no tempo no Oeste. No norte e nordeste catarinense, no entanto, a chuva persiste ao longo do dia. Os ventos ganham força, especialmente no Litoral, onde rajadas podem atingir até 70 km/h, sobretudo nas áreas costeiras.
A Defesa Civil orienta que, durante os temporais, a população busque abrigo em locais seguros, afastados de janelas e de objetos que possam ser arremessados pelo vento. Em situações de ventania, o órgão recomenda evitar a circulação ou permanência próximo a árvores, placas, muros e postes de energia. Já em casos de chuva intensa com alagamentos, a orientação é nunca atravessar áreas inundadas, incluindo ruas, pontes e pontilhões submersos.
Entre a noite de segunda-feira e a manhã de terça-feira (18), após a passagem da frente fria, as temperaturas entram em declínio em todo o estado.
*Com revisão de Bernardo Ebert
PIB de Santa Catarina cresce e permanece como sexto melhor do país
Taxa de desemprego segue como a mais baixa
O Produto Interno Bruto (PIB) de Santa Catarina em 2023 apresentou alta e atingiu R$ 513,4 bilhões, mantendo o estado como a sexta melhor economia do país, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (14). O crescimento em relação ao ano anterior foi de mais de R$ 45 bilhões, segundo maior aumento desde o início da série histórica, em 2002.





