Risco para ocorrências associadas ao fenômeno é considerado alto; Litoral sofrerá com mar agitado
O frio que chegou com força na sexta-feira (8) se intensifica ainda mais neste fim de semana, especialmente neste sábado (9). As mínimas chegam aos 5°C em grande parte do estado. No Litoral, elas variam entre 5°C e 9°C, enquanto das regiões mais elevadas, como Meio-Oeste e Planaltos, os valores chegam aos -4°C e há condição para neve na Serra.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Ao longo do dia, o tempo fica estável, com predomínio do sol na maioria das áreas. As máximas não ultrapassam os 10°C em grande parte do estado. No Litoral, as máximas chegam aos 15°C. Essa condição de frio intenso causa risco alto para ocorrências associadas, como desconforto térmico, agravamento de doenças cardiorrespiratórias e hipotermia.
As condições também são extremas no mar, que permanece bastante agitado, com ondas de até três metros de altura. Em Florianópolis, a maré alta pode causar alagamento em regiões como a Avenida da Saudade e o Rio Tavares.
Próximos dias
No domingo (10), o frio permanece intenso e o mar continua bastante agitado. As temperaturas mínimas neste dia podem ficar abaixo dos 5°C em grande parte do estado, com possibilidade de números negativos nas regiões mais altas. Com isso, há previsão de geada em grande parte do estado. No Litoral, as mínimas ficam próximas dos 10°C. O mar permanece agitado, com ondas podendo chegar aos três metros.
A semana começa e a sensação de frio permanece por conta da forte atuação de uma massa de ar frio e seco. As temperaturas caem especialmente durante as noites e as primeiras horas da manhã. Portanto, o risco para ocorrências associadas segue alto. Os dias serão marcados por sol entre poucas nuvens e sem chuva.
Alckmin participa de lançamento da Fragata Jerônimo Albuquerque em Itajaí
Embarcação faz parte de um grande investimento na área de segurança nacional
O vice-presidente Geraldo Alckmin esteve em Itajaí, Litoral Norte de Santa Catarina, nesta sexta-feira (8) para a inauguração da segunda fragata construída no estado. Batizada como Jerônimo de Albuquerque, a embarcação tem 107 metros de comprimento e faz parte de um grande investimento na área de segurança nacional, onde mais de R$ 11 bilhões serão gastos até 2029.