1 de agosto de 2025
TVBV ONLINE
Economia

Safra da tainha 2025 termina com 2,5 mil toneladas em SC

Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Arquivo / SECOM GOVSC
Pesca por arrasto segue até atingir 90% da cota, o que deve ocorrer nas próximas semanas em meio a disputa na Justiça

A safra da tainha de 2025 encerrou nesta quinta-feira (31) para as modalidades de cerco/traineira e emalhe anilhado com mais de 2,5 mil toneladas capturadas por embarcações de Santa Catarina. Apesar de serem cerca de 300 toneladas a menos do que na safra do ano passado, os números reforçam a posição do estado como protagonista da pesca da espécie no Brasil.

O grande destaque da temporada foi a modalidade de emalhe anilhado, responsável pela captura de 1.123,43 toneladas por 121 embarcações catarinenses autorizadas. A modalidade de emalhe liso, praticada por embarcações do Sudeste, alcançou apenas 17% da cota total, com 304,78 toneladas de tainha capturadas, um desempenho bastante inferior ao das demais modalidades.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

Já a pesca por cerco/traineira, com 10 embarcações industriais autorizadas, alcançou 412,95 toneladas.

Na modalidade de arrasto de praia, praticada por 415 embarcações artesanais catarinenses, foram registradas 1.041,94 toneladas, o que corresponde a 83,35% da cota permitida. De acordo com a legislação, a pesca nesta modalidade deve ser encerrada ao atingir 90% da cota coletiva, o que deve ocorrer nas próximas semanas.

Disputa por aumento na cota de arrasto

Com isso, a safra para o arrasto de praia, que originalmente se estenderia até 31 de dezembro, será encerrada bem antes do previsto. A Secretaria Executiva de Aquicultura e Pesca do Estado atua na Justiça para reverter essa normativa e impedir possíveis prejuízos aos pescadores artesanais.

“Por determinação do governador Jorginho Mello, o Estado de Santa Catarina acionou a Justiça Federal contra a cota imposta à pesca por arrasto de praia. Como resultado da audiência de conciliação realizada no âmbito judicial, 150 toneladas originalmente destinadas à modalidade de cerco/traineira foram remanejadas para o arrasto de praia. Essa medida impediu o fechamento desta pescaria na semana passada, algo que os pescadores artesanais nunca imaginaram”, destacou o secretário da Aquicultura e Pesca, Tiago Bolan Frigo.

A safra da tainha é uma das mais tradicionais do litoral catarinense, movimentando tanto a economia quanto a cultura das comunidades pesqueiras. Embora o monitoramento da atividade seja essencial, é necessário buscar novas estratégias de manejo que promovam a sustentabilidade da espécie sem, necessariamente, impor limites rígidos de captura por cotas. Os dados desta temporada poderão subsidiar propostas mais equilibradas para a gestão da pesca da tainha a partir de 2026.

           

             

Universidade Gratuita: 18 estudantes foram incluídos injustamente na lista de fraudadores

Falha na digitalização de dados pessoais teria ocasionado equívoco

Dezoito estudantes foram acusados injustamente de fraudar o sistema do programa Universidade Gratuita. Eles estavam incluídos na lista de milhares de estudantes suspeitos de receberem o benefício de modo ilegal. No entanto, a comunicação do governo do estado divulgou uma nota afirmando que houve “erro grosseiro” na digitalização de alguns dados enviados pelos próprios estudantes.

Continue lendo