16 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Cotidiano

Saiba as orientações da CASAN para realizar ligação ao sistema de esgoto

Companhia divulga relação de profissionais capacitados a realizar serviço

A ligação ao sistema de esgoto é fundamental para que as cidades sejam beneficiadas com mais condições de saúde, conservação do ambiente e desenvolvimento sustentável. Mas a ligação só deve ser realizada com autorização da CASAN e precisa seguir um conjunto de orientações. A companhia divulgou contatos de profissionais capacitados a realizar o serviço adequado.

A relação de profissionais capacitados em cursos gratuitos pode ser acessada no site oficial da CASAN, no link “Ligação de Esgoto”.

A Companhia reforça que não há obrigatoriedade de que os serviços sejam executados por estes profissionais, mas eles são referências para que os moradores avaliem as obras necessárias e obtenham diferentes orçamentos, buscando o mais viável para sua propriedade.

 

A orientação é de que os proprietários busquem o auxílio de um encanador, pedreiro ou de um instalador hidráulico para verificar as instalações internas de esgoto. Depois, é necessário providenciar adaptações para que o fluxo seja direcionado à Caixa de Inspeção (CI) instalada em frente aos imóveis.

A Caixa de Inspeção é o ponto que marca até onde a CASAN tem responsabilidade sobre o sistema de esgoto. Na parte interna, o morador precisa fazer as adaptações para que possa ser atendido com os serviços de coleta e tratamento já disponíveis.

A Lei do Saneamento estabelece que toda construção permanente urbana com condições de habitabilidade, situada em via pública, beneficiada com estruturas públicas de abastecimento de água e/ou de esgotamento sanitário, deve interligar-se à rede.

Como fazer a ligação?

Há um conjunto de orientações a serem seguidas e que podem ser visualizadas neste link. Você pode também acessar o fôlder digital que explica como fazer a conexão.

Qual profissional contratar para essa ligação?

A Companhia já realizou cursos gratuitos para profissionais (encanadores, instaladores hidráulicos e pedreiros) em diversas cidades. Nomes e contatos desses profissionais podem ser obtidos aqui.

Posso contratar outros profissionais que não os que fizeram o curso?

Sim. A responsabilidade de contratação do profissional é do proprietário, que deve procurar alguém habilitado e que seja de sua preferência e confiança. O curso ministrado pela Companhia é apenas uma instrução básica, não tendo a empresa inferência sobre a qualificação dos profissionais.

Água das calhas vai para rede de esgoto?

Não! Água da chuva não é esgoto e não pode ser direcionado para a rede coletora, pois pode provocar diversos problemas, como extravasamentos nas ruas. Essa água deve ser encaminhada à rede de drenagem.

Caixa de gordura deve ser mantida?

Sim. Antes de ser direcionado para a rede coletora, o esgoto de pias de cozinha e churrasqueiras deve passar por uma caixa de gordura, que retém esse resíduo para evitar o entupimento das tubulações.

O que faço com a fossa séptica?

Após direcionar o fluxo do sistema individual de esgoto para a Caixa de Inspeção (CI), a CASAN recomenda desativar e aterrar fossa e sumidouro, para evitar formação e acúmulo de gases. Um dos benefícios dos bairros que receberam rede é que os imóveis dessas áreas não precisarão mais acionar serviços Limpa-Fossa, como é recomendado.

 

Foto: Arquivo/Casan