20 de novembro de 2025
TVBV ONLINE
Esportes

Saiba o que está em jogo para os catarinenses na última rodada da série B

Foto: Staf de Imagens / CBF
Criciúma chega com chances claras de acesso, dependendo só de si; já a Chapecoense depende de outros resultados, mas ainda tem possibilidade

A última rodada da série B do Campeonato Brasileiro promete fortes emoções e torcedores de dois times catarinenses estão esperançosos para o acesso. Quatro times brigam diretamente por duas vagas dentro do G4. Entre eles, estão Chapecoense e Criciúma, que mesmo após diversos altos e baixos no campeonato, seguem vivos na luta por uma vaga na série A de 2026.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

O time de Santa Catarina com maiores chances é o Criciúma. O “Carvoeiro” está na terceira posição e tem 61 pontos conquistados até o momento. Com 83,3% de chance de acesso, segundo cálculos do departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a equipe depende só de si para se classificar para a série A do ano que vem. Dessa forma, basta vencer e comemorar. Na última rodada, enfrenta o Cuiabá, no Mato Grosso, às 16h30 de domingo (23). O “Dourado” não tem mais nenhuma ambição e joga apenas para cumprir tabela, o que pode aumentar as chances do “Tigre”.

Já a Chapecoense está em uma situação mais delicada. A equipe está na quinta posição e tem 36% de chance, não dependendo só dela para conquistar o acesso. No entanto, se for olhar na prática, as possibilidades são muito mais simples do que a matemática. No domingo, o “Verdão do Oeste” enfrenta o Atlético-GO em casa na última rodada, adversário que já está confirmado na série B de 2026. Se vencer, resta torcer para o Goiás, quarto colocado, empatar ou perder para o Remo, equipe que ainda luta pelo acesso e tem que vencer de qualquer forma.

Quatro times para duas vagas

Assim, quatro times – Criciúma, Goiás, Chapecoense e Remo – chegam na última rodada com chances de acesso. Dessas quatro, apenas duas conseguirão o acesso, isso porque as outras duas vagas já têm dono. O Coritiba é o líder do campeonato e, com 65 pontos, não pode mais ser alcançado, podendo até perder para o Amazonas na rodada final. A outra equipe praticamente confirmada é o Athletico-PR, que precisa perder na última rodada e contar com uma combinação de quatro resultados para não subir. Segundo o departamento de matemática da UFMG, a chance do “Furacão” ficar de fora é menor que 1%.

Chances dos dois subirem

Ainda há possibilidade dos dois catarinenses subirem para a série A de 2026. Utilizando como base as chances de Criciúma e Chapecoense, a probabilidade calculada é de cerca de 30%. Já o Avaí, outro catarinense na série B, chega na última rodada sem chances de acesso.

           

             

Vídeo: Torcedor do Remo faz comentários racistas e ataca catarinenses e avaianos

A situação foi gravada pelo próprio torcedor, um “influencer”, durante a partida entre o Remo e o Avaí na Ressacada

Durante a partida entre Avai e Remo, que ocorreu no último sábado (15), muita polêmica foi gerada por um vídeo que mostrou o momento que uma torcedora avaiana retrucou ofensas da torcida visitante. Agora, um outro vídeo postado nas redes sociais mostra torcedores do Remo fazendo comentários racistas, provocações e até incitação a violência contra catarinenses e torcedores avaianos.

Continue lendo