Espaços terão acesso monitorado para garantir a segurança dos foliões; PM dá dicas para evitar furtos
O Carnaval de rua de Florianópolis de 2026 contará com um protocolo especial para garantir a segurança de todos os foliões presentes nos blocos. Uma operação integrada será implementada em todas as nove arenas montadas pela cidade, com participação do Estado, município e da organização dos eventos. Agentes atuarão na fiscalização de quem quiser entrar nas arenas, que terão regras para ingresso, com o intuito de prevenir acidentes, reduzir riscos aos foliões e garantir uma festa organizada, segura e inclusiva, especialmente diante da expectativa de público de aproximadamente 1,5 milhão de pessoas. As regras também contribuem para agilizar o atendimento de emergências, permitindo melhor circulação de equipes de saúde e segurança, além de colaborar com a gestão de resíduos e a limpeza urbana, com a redução do impacto ambiental no pós-evento.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Os espaços terão a entrada gratuita, mas algumas normas deverão ser respeitadas pelos foliões. De acordo com o protocolo, publicado nesta quinta-feira (12) pela Prefeitura de Florianópolis, está proibida a entrada com: bebidas e recipientes como latas, garrafas e embalagens de vidro, além de coolers, sacolas térmicas, caixas de isopor, copos térmicos, qualquer tipo de bebida, alcoólica ou não, objetos cortantes, skates, bicicletas, patinetes, drones, câmeras do tipo GoPro, tripés, lasers, fogos de artifício, aerossóis e perfumes.
Animais de estimação também terão a entrada vetada nas arenas. Segundo a Prefeitura, a decisão se baseia no bem-estar dos pets, que podem ficar estressados no ambiente do Carnaval, por conta da grande concentração de pessoas, som alto e temperaturas elevadas.
Dicas da PM
O controle nas entradas garantem a segurança dos foliões, mas não impede a ocorrência de furtos e assédios durante os blocos. Para prevenir esse tipo de acontecimento, a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) listou uma série de recomendações para quem for aproveitar as festas, como evitar objetos de valor, levar só o necessário e colocar itens importantes, como celulares, em locais bem protegidos. Segue a as orientações:
- É normal que as pessoas utilizem roupas leves e fantasias; então seja leve e carregue apenas o essencial
- Evite objetos de valor
- Procure ter nestas roupas bolsos com algum tipo de fechamento, como zíper ou botão
- Não utilize bolsos traseiros, facilmente acessíveis
- Se não tem bolsos, utilize bolsas ou pochetes em volumes pequenos, junto ao corpo e sempre em frente ao corpo, com fechamento
- Utilize cartões com limite, desabilite a função por aproximação
- Preste sempre atenção nos valores digitados
- Smartphones: habilite a função de busca: antes de sair de casa, deixe registrado o login e senha desses serviços
- Tire suas fotos e selfies, mas sempre fique atento às imediações
- Identifique sempre crianças com pulseiras com nome e telefone, e combine pontos de referência com amigos
- Se for vítima de assédio, importunação ou outro crime, procure sempre o policial mais próximo para registro ou encaminhamento
- Em caso de tumultos, afaste-se do local e busque as forças de segurança
- Dê preferência ao transporte público ou compartilhado; se for dirigir não beba
Golpe ou verdade: Receita Federal vai suspender contas e cartões de crédito?
Saiba quando uma mensagem enviada em nome do Governo Federal é oficial ou mentira
A Receita Federal do Brasil (RFB) desmentiu nesta semana a informação de que contras bancárias e cartões de crédito de contribuintes estão sendo suspensos pelo órgão. A mentira tem sido espalhada em posts e mensagens nas redes sociais e se trata de um golpe, podendo causar sérios prejuízos ao se ter acesso a dados pessoais das vítimas.





