Profissional atuava como secretária adjunta da Secretaria de Estado da Assistência Social de SC
A Secretaria Municipal de Assistência Social de Florianópolis estará sob novo comando a partir da próxima segunda-feira (7). A assistente social de formação Luciane dos Passos assume a pasta em uma cerimônia de posse no Gabinete do Prefeito, prevista para as 10h30.
A profissional é especialista nas áreas da violência doméstica, administração pública e gerência de cidades. Técnica efetiva da Secretaria de Estado da Assistência Social (SAS) de Santa Catarina desde 2014, Luciane tem experiências nos conselhos do idoso e da pessoa com deficiência e estava lotada como secretária ajunta desde janeiro de 2024.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Ainda de acordo com o perfil compartilhado pela Prefeitura, durante a trajetória no Governo do Estado, atuou como técnica na Proteção Social Especial de Média Complexidade, foi coordenadora no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), gerente de Monitoramento e Avaliação, gerente de Gestão do Suas e diretora de Assistência Social.
Luciane também já foi conselheira no Conselho Estadual do Idoso, no Conselho Estadual das Populações Afrodescendentes, no Conselho da Pessoa com Deficiência e foi presidente do Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas/SC).
Retomada da Busca Ativa
A nova secretária municipal de Assistência Social assume no momento em que a Prefeitura voltou a realizar os serviços de busca ativa para acolhimento de pessoas em situação de rua nas noites de frio intenso. A “Operação Inverno – Busca Ativa” foi retomada na última sexta-feira (27), diante das baixíssimas temperaturas registradas na Capital.
A ação integrada das equipes da Secretaria de Assistência Social e Secretaria de Segurança e Ordem Pública, busca sensibilizar aqueles que estão expostos ao frio para que aceitem o atendimento ofertado na Passarela da Cidadania.
A abordagem segue os preceitos da Política Nacional de Assistência Social, realizada de forma humanizada, a partir de escuta, orientação, cadastramento e encaminhamento para as estruturas adequadas de Assistência Social e Saúde do município. Aqueles que apresentam conflito com a lei são atendidos pela equipe da Segurança e Ordem Pública e encaminhados conforme a necessidade apresentada em cada caso.
Roupas arrecadadas no Projeto Aquecer beneficiarão mais de 400 pessoas
Pontos de arrecadação na Grande Florianópolis recebem doações até o fim de julho
O registro frequente de temperaturas abaixo dos 5ºC na Grande Florianópolis reforça cada vez mais a necessidade de pessoas preocupadas com os mais vulneráveis. O Projeto Aquecer do Grupo Barriga Verde já entrou no segundo mês de arrecadação de roupas e cobertores e busca ampliar o estoque de donativos que irão beneficiar diretamente 440 pessoas atendidas em projetos sociais na região.