15 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Cotidiano

Saiba tudo sobre o desfile de Natal da Capital na Beira-mar Norte

Espetáculo terá mais de 250 artistas, carros motorizados, alas especiais e presença do Papai Noel

O maior desfile de Natal da história de Florianópolis acontece neste sábado (16), na Avenida Beira-mar Norte, a partir das 20 horas. O espetáculo faz parte da programação natalina da cidade. O trajeto de 700 metros sai do Bolsão da Casan e vai até até o Trapiche da Beira-mar Norte. Segundo a Prefeitura, será uma noite de magia e alegria, com surpresas e atrações para todas as idades. Por conta do desfile, a Beira-mar estará fechada a partir das 18 horas de sábado no sentido bairro centro.

Mais de 250 artistas estão envolvidos no espetáculo, que terá renas dançantes, duendes e carro alegórico do Papai Noel e seus ajudantes, tudo ao som de uma trilha especialmente composta para o desfile de Natal de 2023. No total, são nove alas coreografadas, compostas por bailarinos e dançarinos de diferentes modalidades e estilos.

A comissão de frente é formada por colibris, simbolizando a paz, com o Anjo Gabriel na condução. Logo em seguida, surge um mar de anjos, ao redor do carro alegórico da Sagrada Família. No clima da natureza, seguem as alas que representam as estações do ano. Na sequência, uma ala destaca as etnias mais representativas que formam a identidade da população de Florianópolis.

 

O desfile prossegue com toda a simbologia do Natal, apresentando personagens típicos da festa: duendes, renas, bolachinhas de natal, noeletes, bailarinas de porcelana e soldadinhos de chumbo. E não poderia faltar uma alegoria em forma de Árvores de Natal, com brinquedos e onde vai estar a Mamãe Noel. E para fechar o desfile, a presença muito esperada do Papai Noel, que chega em um carro alegórico especialmente preparado para o grande anfitrião da festa.

 

Produção é realizada há meses

Além dos artistas, especialmente selecionados para o desfile, muitos profissionais estão envolvidos nesta grande produção, que vem sendo organizada há alguns meses. “Estamos preparando um grande espetáculo, com muito carinho e pensando na mensagem de paz, alegria, fraternidade, muito brilho e diversão, sem perder de vista o verdadeiro espírito do Natal”, conta a diretora artística, Barbara Rey.

Os figurinos foram criados pelo estilista José Alfredo Beirão Filho, o conhecido Beirão, um dos grandes especialistas na criação de figurinos para teatro, cinema, carnaval, entre outras áreas da cultura e das artes. “Trabalhamos com um equipe de 25 pessoas, entre costureiras, contramestres, bordadores, aramistas e emplumadores. O trabalho tem virado dias e noites para que tudo esteja preparado para ser visto nos diferentes segmentos do desfile, com toda a grandeza das festas natalinas”, destaca Beirão.

A direção geral do espetáculo é da produtora cultural Eveline Orth. “O desfile é um desafio muito grande, porque envolve muito planejamento e muitas equipes de diferentes atuações nesse tipo de projeto. Mas tenho certeza que vamos levar à Avenida Beira-mar Norte um espetáculo do tamanho que a cidade merece e para que a população da cidade e região viva intensamente esse período de festas, sempre cheio de emoções e que todos possam celebrar seu Natal com muita alegria”, diz Eveline Orth.

A produção executiva é da Ginga Eventos, sob coordenação de Dani Abilhoa, que coordenou as equipes operacionais dos desfiles de 2021 e 2022.

 

Presente para a comunidade

Para o presidente da CDL Florianópolis, Júlio Geremias, o espetáculo é um presente para nossa comunidade. “É um evento que promete encantar toda a família, e o melhor de tudo, é gratuito. Este desfile é um reflexo do espírito natalino que une nossa cidade. Convido todos a participarem desta noite única, celebrando a magia do Natal e fortalecendo os laços que nos unem”, convida Geremias.

O projeto do desfile Natal Magia de Florianópolis foi viabilizado através do Programa de Incentivo à Cultura (PIC), através da Fundação Catarinense de Cultura e do Governo do Estado de Santa Catarina. E tem como Incentivadores as empresas Koerich e Brasil Atacadista. Apoio da CDL e Prefeitura Municipal de Florianópolis.

“O Natal é uma época bonita e emocionante. E, sobretudo, santa. Gerir a ferramenta que viabiliza a arte de maneira tão satisfatória, o nosso Programa de Incentivo à Cultura (PIC), e ver o resultado que ela proporciona, é algo que nos traz muita alegria”, comenta o presidente da FCC, Rafael Nogueira, a respeito do mecanismo de incentivo cultural.

 

Fotos: Prefeitura de Florianópolis