8 de maio de 2025
TVBV ONLINE
Variedades

‘Sala das Lágrimas’: para onde vai o novo papa após o conclave?

Cômodo discreto e pequeno fica no interior da Capela Sistina

As roupas e sapatos do novo papa, que será eleito durante o conclave que começou nesta quarta-feira (7), já aguardam o novo Santo Padre na chamada “Sala das Lágrimas”, localizada dentro da Capela Sistina, no Vaticano.

O momento que antecede a troca de vestes é considerado de grande introspecção e emoção. É o momento onde o escolhido pelo Colégio Cardinalício se dá conta da importância do feito e faz suas orações por alguns minutos.

A sala é o primeiro local para onde o novo pontífice é encaminhado após aceitar o resultado da votação. É ali que o escolhido para comandar a Igreja Católica vestirá a batina papal pela primeira vez. Em seguida, ele deverá se apresentar ao mundo na sacada da Basílica de São Pedro.

 

Segundo o Vaticano, é neste cômodo que o novo Santo Padre “toma consciência do que se tornou e do que será a partir daquele momento”.

A “Sala das Lágrimas” (Stanza del Pianto, em italiano) recebe este nome devido ao fato de alguns papas se emocionarem no local. O novo papa entra na sala acompanhado apenas por um mestre de cerimônias.

O cômodo possui uma escada, é pintado de branco, possui teto arredondado, uma arara onde as roupas e sapatos ficam expostas, uma mesa e um sofá vermelho.

A porta que leva até a “Sala das Lágrimas” fica na parede do Juízo Final, ao fundo da Capela Sistina, ao lado esquerdo do altar.

Dentro do local, há uma placa fixada na parede que afirma que o cômodo discreto e pequeno passou a ser chamado de “Sala das Lágrimas” após Gregório XIV chorar depois de ter aceitado o papado, em 5 de dezembro de 1590.

           

             

Fumaça Preta: Primeiro dia do Conclave termina sem definição

Indefinição já era esperada para a primeira votação

Já estava anoitecendo no Vaticano quando milhares de pessoas presentes na Praça de São Pedro, na expectativa para o fim da primeira votação do Conclave, viram a fumaça preta sair pela chaminé da Basílica de São Pedro.

Continue lendo