Chapa única será eleita no dia 25 de maio; apenas ele teve o apoio necessário das federações para tornar-se elegível
Samir Xaud é o único candidato das eleições para a presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que foram marcadas para o dia 25 de maio. Atualmente presidente da Federação Roraimense de Futebol, Xaud foi o único inscrito que conseguiu cumprir os pré-requisitos para tornar-se candidato: ter o apoio de oito federações e cinco clubes. O futuro presidente da entidade máxima do futebol brasileiro foi apoiado por 23 federações e oito clubes. Só não foram favoráveis as federações: Paulista, Pernambucana, Mato-grossense e Tocantinense. Ele irá suceder Ednaldo Rodrigues, afastado da presidência no último dia 15 por suposta falsificação de assinaturas.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Tal popularidade tornou inviável a participação de Reinaldo Carneiro, presidente da Federação Paulista de Futebol. Apesar de mais popular entre os clubes, com apoio de 32, não teve apoio suficiente das federações e não poderá concorrer ao cargo. Desta forma, Samir Xaud é o único candidato e será eleito no dia 25 de maio (domingo), um dia antes da primeira convocação de Carlo Ancelotti como treinador da seleção brasileira masculina de futebol.
A chapa terá como candidatos a vice-presidentes Flavio Zveiter, ex-presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD); Michelle Ramalho, presidente da Federação Paraibana de Futebol; José Vanildo, presidente da Federação do Rio Grande do Norte; Ricardo Paul, presidente da Federação do Pará; Ednailson Rozenha, presidente da Federação do Amazonas; Rubens Angelloti, presidente da Federação de Santa Catarina; Fernando Sarney, ex-vice e presidente e atual interino; e Gustavo Dias Henrique, presidente da Federação do Distrito Federal.
O mandatário da entidade do DF é um nome ligado a Gilmar Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e sócio do IDP, parceiro milionário da CBF Academy. Foi Gilmar quem concedeu liminar para que Ednaldo Rodrigues voltasse à presidência após o primeiro afastamento, entre o fim de 2023 e começo de 2024.
Da chapa de Samir, Gustavo Dias Henrique, Ednailson Rozenha e Rubens Angelotti foram eleitos em abril, junto de Ednaldo, para o mandato que começaria em 2026 e iria até 2030. Agora, eles serão vices no quadriênio 2025-2029.
A novidade da chapa de Samir Xaud é a presença de Flávio Zveiter. Ele foi pré-candidato à presidência da CBF em 2024, no primeiro afastamento de Ednaldo Rodrigues, e atuou nos bastidores pela aceitação do nome de Xaud como candidato. Zveiter deve atuar como CEO da CBF.
Logo depois de protocolar a candidatura, Xaud agradeceu aos aliados e à comissão eleitoral. Para ele, a chapa “mostra essa união e essa vontade de mudança que nós queremos para o futebol brasileiro” que, em suas palavras, “vem num futuro próximo”.
Eleições podem não ocorrer
O ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) Ednaldo Rodrigues pediu nesta sexta-feira (16) ao Supremo Tribunal Federal (STF) a suspensão das eleições convocadas para eleger o novo comandante da entidade. Mais cedo, o vice-presidente e interventor na CBF, Fernando Sarney, anunciou que a confederação elegerá novo presidente em eleições marcadas para o dia 25 deste mês.
Na quarta (15), Ednaldo foi afastado do cargo por decisão proferida pelo desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) Gabriel de Oliveira Zefiro. O magistrado levou em consideração a denúncia de falsificação da assinatura de Antônio Carlos Nunes de Lima, ex-vice-presidente da entidade, no acordo homologado pelo STF para encerrar a briga judicial pelo comando da confederação.
No pedido de suspensão do pleito, a defesa de Edinaldo diz que a Corte marcou para o dia 28 deste mês o julgamento definitivo sobre a legalidade de acordos firmados entre o Ministério Público e entidades esportivas. Segundo os advogados, a decisão terá impacto nas eleições da entidade, e o pleito deve ser suspenso.
“A realização de novo pleito apenas três dias antes do julgamento definitivo desta Corte representa, portanto, não apenas afronta à autoridade jurisdicional do Supremo Tribunal Federal, mas sobretudo grave risco de nulidade superveniente, com consequências institucionais irreparáveis” argumentaram os advogados.
O pedido de suspensão das eleições foi encaminhado ao ministro Gilmar Mendes, que também é relator da solicitação de Ednaldo Rodrigues para voltar ao comando da CBF. O ministro não tem data definida para decidir o caso.
Quem é Samir Xaud
O futuro presidente da CBF tem 41 anos e é médico, com especialização em infectologia e medicina esportiva. Além disso, Xaud também é um empresário do ramo esportivo, com um centro de treinamento voltado ao fitness e bem-estar. Na área de gestão esportiva, completou cursos ofertados pela CBF e Federação Paulista de Futebol. Em eleições realizadas neste ano, Samir Xaud foi eleito presidente da Federação Roraimense de Futebol e iria assumir o cargo deixado pelo próprio pai, Zeca Xaud, em 2026.
Com informações de Band.com.br e Agência Brasil
Universidade Gratuita: período de concessões termina nesta segunda (19)
Veja prazo para a próxima etapa; quem não cumprir, corre o risco de perder o benefício
Esta segunda-feira (19) é o último dia do período de concessões do programa Universidade Gratuita. Até esta data, estudantes inscritos receberão um e-mail informando que o benefício para o primeiro semestre de 2025 foi homologado. Após o recebimento da mensagem, o beneficiado deve realizar o Aceite do Contrato de Assistência Financeira Estudantil (CAFE). Depois da assinatura do CAFE por parte da Secretaria Estadual de Educação (SED), o aluno receberá outro e-mail para que realize a assinatura dos recibos.