14 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Clima / Tempo

Santa Catarina deve ter temporais e chuva volumosa nesta terça

Confira a previsão de precipitação para todas as regiões ao longo do dia

Em decorrência das altas temperaturas, que podem se aproximar dos 40ºC em áreas da Grande Florianópolis e Litoral Norte, associadas ao avanço e passagem de uma frente fria pelo estado, Santa Catarina deve esperar temporais e chuva volumosa em todas as regiões nesta terça-feira (13) de carnaval.

De acordo com a Defesa Civil, a onda de calor atinge seu pico nas áreas do nordeste do estado. Na Grande Florianópolis, o aquecimento deve ser mais forte até o final da manhã e início da tarde, com marcas entre 34°C e 36°C próximas ao litoral e entre 31°C e 33°C nas áreas serranas. No Alto Vale do Itajaí, os termômetros devem marcar entre 32°C e 35°C e no Planalto Norte entre 30°C e 33°C.

O dia já amanheceu predominantemente encoberto em grande parte do estado. O tempo já começa a apresentar mudanças nas áreas de divisa com o RS, com a aproximação de áreas de instabilidade associadas a pancadas de chuva e trovoadas.

 

Vem chuva por aí

De acordo com modelos da Epagri/Ciram, a região de São Miguel do Oeste, próximo à divisa com a Argentina, já apresenta pancadas de chuva durante esta manhã e deve atingir um pico em torno dos 3mm ao meio da tarde.

Um pouco mais ao centro do estado, em Joaçaba, a chuva deve chegar mais para o final da tarde, com pico de 20mm próximo às 18h.

Em Criciúma, no Litoral Sul, a chuva chega mais próximo ao anoitecer, com pico de 6.9mm entre a noite e a madrugada de quarta (14).

Em Florianópolis, a chuva pode começar em torno das 16h, mas deve atingir acumulado de 18.5mm antes mesmo das 18h.

Blumenau, no Vale, deve ter chuva persistente já a partir da metade desta tarde, com picos de 11.5mm em diversos períodos até as primeiras horas de quarta-feira.

Joinville, no Litoral Norte, pode esperar acumulados menos intensos de chuva mais para o final da tarde, com volume máximo de 5.2mm, que deve diminuir no decorrer da noite.

Por fim, Lages, na Serra catarinense, terá volumes menores em comparação ao restante do estado. A previsão é de que a precipitação alcance 1.7 na metade da tarde.

 

Foto: James Tavares/Secom