23 de junho de 2024
TVBV ONLINE
Educação

Santa Catarina é único estado considerado alfabetizado no segundo ano do Ensino Fundamental

Dados são de pesquisa feita pelo Ministério da Educação

Santa Catarina é o único estado do país que alcançou o nível de alfabetização ao final do segundo ano do Ensino Fundamental. Os dados são da pesquisa Alfabetiza Brasil, elaborada pelo Ministério da Educação (MEC). A média do Estado foi de 751,74 e o segundo lugar pertence ao Distrito Federal, com 738,09 pontos. A pesquisa estabeleceu os parâmetros necessários para considerar uma criança como alfabetizada a partir de consultas feitas com professores da educação básica de todo o país.

O Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (CTBC) foi desenvolvido em regime de colaboração com os municípios. O currículo estabelece que, ao final do primeiro ano, o aluno deverá compreender o sistema de escrita alfabética, ler textos com autonomia e escrever palavras, frases e textos com ajuda do professor. Ao terminar o segundo ano, os estudantes deverão ampliar os conhecimentos de escrita, leitura e produção de textos.

Terceiro menor analfabetismo do Brasil

Segundo dados do IBGE, Santa Catarina também tem a terceira menor taxa de analfabetismo do Brasil. O índice teve um leve acréscimo de 2,1% em 2019, pré-pandemia, para 2,2% em 2022. O estado fica atrás somente do Distrito Federal (1,9%) e Rio de Janeiro (2,1%) e fica empatado com São Paulo no índice de analfabetismo. O cálculo considera as pessoas a partir de 15 anos de idade.

 

Foto: Ricardo Trida / Secom