Estado registrou crescimento de 30% desde 2020
Santa Catarina registrou 180 mil pessoas empregadas formalmente em áreas da economia criativa em maio de 2025, segundo o Informativo Mensal do Emprego da Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), divulgado nesta quarta-feira (14). Esse número representa um aumento de 30,27% no período entre dezembro de 2020 e maio de 2025.
Dentre as diversas áreas que a economia criativa abrange, o segmento que demonstrou maior crescimento na contratação de trabalhadores formais foi a publicidade, com alta de 107%. Em segundo lugar está o teatro (artes cênicas) com 70,9%, seguido de festas e celebrações com um crescimento de 71,4%.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Em relação a 2025, apenas nos primeiros cinco meses, o segmento da publicidade foi o que mais gerou empregos, com 32,8% de crescimento. A gastronomia ficou em segundo lugar com 29,5%, seguida da tecnologia da informação e comunicação, com 25%.
O secretário de Estado do Planejamento, Fabrício Oliveira, comentou sobre o crescimento desses setores. “Juntos, esses dois segmentos da Economia Criativa geraram mais de 76% dos empregos formais no mês de maio. Isso traduz o espírito inovador da população de Santa Catarina, aliado à valorização das identidades regionais e ao forte investimento em tecnologia”, afirmou.
Além disso, o estado ficou em primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento Potencial da Economia Criativa (IDPEC), indicador que mede o potencial de desenvolvimento do setor nos estados brasileiros. Santa Catarina empatou com São Paulo, que também registrou um IDPEC de 0,78.
O que é a Economia Criativa?
A Economia Criativa é formada por um conjunto de atividades que têm a criatividade, o conhecimento e a inovação como principais recursos. Entre elas estão as ocupações relacionadas à cultura, gastronomia, tecnologias da informação e comunicação, audiovisual, design, moda, publicidade, pesquisa e desenvolvimento.
Suspeito de furtar casa de policial federal é preso em Florianópolis
Foram encontrados com o homem um revólver e um computador funcional da PF
Um homem foi preso nesta quarta-feira (13) em Florianópolis suspeito de furtar a residência de um Policial Federal. Após a detenção, o investigado foi encaminhado à Superintendência da Polícia Federal em Santa Catarina, onde foi autuado em flagrante pelo crime de furto qualificado…