Altas temperaturas e umidade elevadas favorecem chuva intensa, raios, rajadas de vento e risco de granizo em várias regiões do estado
Santa Catarina deve enfrentar temporais típicos de verão nesta quinta-feira (15), especialmente nas regiões do Meio-Oeste e do Litoral. As instabilidades são provocadas pela combinação de altas temperaturas com a elevada umidade presente na atmosfera, favorecendo a formação de tempestades com chuva intensa em curto intervalo de tempo, especialmente no fim do dia. Os temporais podem ser acompanhados de raios, rajadas de vento, chuva forte e possível queda de granizo. De acordo com a Defesa Civil, o risco para ocorrências é considerado baixo a moderado.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
O órgão orienta a população a buscar abrigo em locais seguros durante as tempestades, longe de janelas e de objetos que possam ser arremessados pelo vento. Em situações de ventos fortes, a recomendação é evitar circulação ou permanência próxima a árvores, placas, muros e postes de energia. Em caso de alagamentos, a Defesa Civil reforça também que não se deve atravessar ruas alagadas, nem pontes ou pontilhões submersos.
O calor é predominante desde cedo, com sensação de abafamento em todo o estado. As temperaturas mínimas ficam acima dos 20°C no Oeste e nas áreas litorâneas, podendo chegar a 26°C em alguns pontos do Litoral. Com o predomínio do sol ao longo do dia, as temperaturas sobem rapidamente e, à tarde, as máximas ultrapassam os 30°C na maior parte de Santa Catarina, alcançando até 36°C no Oeste e no Litoral.
Confira a previsão para os próximos dias
A partir de sexta-feira (16), as condições para temporais permanecem como nos dias anteriores em Santa Catarina. Os temporais devem vir acompanhados de raios, rajadas de vento, chuva intensa e possível queda de granizo, trazendo risco moderado para ocorrências como alagamentos e destelhamentos.
O dia deve começar com altas temperaturas, trazendo a sensação de abafamento. As mínimas devem ficar acima dos 20°C nas áreas do Oeste, Litoral e Vale do Itajaí, enquanto as máximas, no período da tarde, podem chegar aos 37°C nas mesmas regiões. Nas demais áreas, as temperaturas devem ficar por volta dos 30°C.
No sábado (17), o tempo permanece instável em Santa Catarina, com previsão de chuva desde a manhã. A partir da tarde, aumenta a chance de temporais, principalmente nas regiões dos Planaltos ao Litoral. O risco segue moderado para ocorrências relacionadas às condições meteorológicas.
Já no domingo (18), a instabilidade persiste, com possibilidade de chuva ao longo da manhã e temporais concentrados no período da tarde.
*Com revisão de Bernardo Ebert
SC tem 26 municípios que não alcançaram a meta de arrecadação no fim de 2025
Gestões precisaram tomar medidas para diminuir gastos e aumentar ganhos para alcançar o reequilíbrio
O Tribunal de Contas do Estado (TCE) alertou 26 municípios por não terem atingido a arrecadação necessária no quinto bimestre de 2025, precisando, agora, adotar medidas para limitar empenho e a movimentação financeira até o reequilíbrio das contas. O número pode aumentar, pois, até a última sexta (9), 86 dos 295 municípios ainda não haviam enviado o relatório referente ao período.





