Bom desempenho está ligado diretamente à integração com setor tecnológico
O crescimento econômico em Santa Catarina nas últimas décadas foi o maior da região Sul do país. O dado foi divulgado pelo estado do do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV Ibre) e mostra que, entre 2001 e 2024, SC apresentou um crescimento médio de 2,5% ao ano, superando a média nacional
O estudo mostrou que desde 2017 a evolução do PIB de Santa Catarina tem crescido expressivamente. Na análise do crescimento médio do PIB entre 2001 e 2024, o de SC (2,5% ao ano) foi o único da região que cresceu mais que o do Brasil (2,3% ao ano). O fato é justificado pelo forte crescimento apresentado pelo estado catarinense entre 2012 e 2021 (1,6% ao ano), em comparação a estagnação da economia brasileira no período (0,2% ao ano).
Segundo pesquisadores e economistas, esses números são fruto do processo que conecta inovação e tecnologia aos setores tradicionais da indústria catarinense. Em janeiro de 2025, por exemplo, a produção industrial catarinense registrou um aumento de 8,6%, o maior percentual entre todos os estados brasileiros.
O bom desempenho industrial está diretamente ligado à integração com o setor tecnológico, que consegue prover soluções inovadoras, agregando valor ao produto. Empresas como WEG, Intelbras, Gelnex e Duas Rodas são exemplos de como Santa Catarina tem inovado em setores tradicionais, transformando-se em referência nacional. O espírito inovador é sustentado por investimentos estratégicos em pesquisa e desenvolvimento.
Além de liderar indicadores econômicos, Santa Catarina também consolida uma cultura empreendedora e de inovação, posicionando o estado como um dos mais desenvolvidos do Brasil.

SC Mais Inovação
Transformar Santa Catarina em um grande polo tecnológico para atender setores chaves da economia com soluções inovadoras é uma das premissas do programa SC Mais Inovação. A iniciativa lançada no fim de 2024 pretende, até 2026, fazer com o que o setor alcance uma fatia de 10% do PIB catarinense – hoje o índice é de 7,5% – e gere mais 30 mil vagas na área, que já emprega atualmente 86 mil pessoas.
Coordenada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI), a ação ainda vai implantar até 2026 nove Centros de Inovação, que se somarão aos 15 já existentes. Para este ano , estão previstos pelo Estado R$ 24 milhões em investimentos, 20% a mais do que no ano passado.
Um dos exemplos é o Sapiens Parque, administrado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, que é o maior parque tecnológico da América Latina, reunindo mais de 100 empresas inovadoras, atendendo diferentes setores da economia, como indústria, saúde e serviços.
Dono de lanchonete em Blumenau operava esquema de jogo do bicho e agiotagem
Homem passou a ser investigado após atirar contra cliente que pediu lanche
Um homem de 48 anos, dono de uma lanchonete no bairro Itoupava Norte, em Blumenau, no Vale do Itajaí, foi preso na última sexta-feira (2) após a Polícia Civil (PCSC) descobrir que ele operava um esquema de jogo do bicho, jogos de azar e agiotagem. A operação apreendeu 16 máquinas de caça-níquel e cerca de R$ 1,3 milhão em cheques e notas promissórias.