Foto: Banco de Imagens
Reunião entre as Forças de Segurança definiu medidas para as datas do pleito
Santa Catarina não irá decretar “Lei Seca”, que restringe a venda e o consumo de bebidas alcoólicas, durante a realização das Eleições Municipais deste ano. A informação foi confirmada pelo chefe da Secretaria de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina (SSP), Flávio Graff. O primeiro turno ocorre no domingo da próxima semana, 6 de outubro.
“O Estado de Santa Catarina é o mais seguro do país exatamente pela integração das Forças. E em conversa com os líderes das Forças de Segurança, houve uma definição de que nós não decretaremos nada neste sentido, considerando que historicamente nas eleições em Santa Catarina o consumo das bebidas não extrapola a ponto de influenciar em ocorrências de grande vulto nas eleições”, afirmou Graff em uma reunião com os chefes das Polícias Militar, Civil e Científica e do Corpo de Bombeiros Militar nessa quinta-feira (25).
O secretário ressaltou ainda que as Forças de Segurança atuarão em casos excepcionais que forem registrados. O ponto principal da reunião foi definir as atividades preventivas para a realização do pleito, como a intensificação do policiamento ostensivo com a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, que estarão de prontidão próximos às principais seções eleitorais para prestar atendimentos necessários.
“Nos reunimos aqui para definir as ações de modo integrado e o que cabe a cada instituição a fim de uma consciência situacional, respeitando a autonomia institucional de cada força. Faremos um trabalho bastante acentuado no sentido de que tenhamos uma eleição em plena harmonia”, projetou o secretário.
Polícia Civil manterá prontidão para investigações na data da eleição
A Polícia Civil também estará com todas as suas delegacias de polícia abertas no dia das eleições, durante o expediente e horário de votação. As forças de Segurança darão apoio ao Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), através do grupo de pronta resposta montado pelo próprio TRE-SC para atuar no dia eleição.
A Polícia Civil também instalará um centro de apoio jurídico interno para que delegados da instituição pelo estado possam tirar dúvidas ao se depararem, por exemplo, diante de crimes eleitorais ou outras situações.
Uma outra ação da Polícia Civil será a de investigar casos de “deepfakes”, alterações de áudio e vídeo com inteligência artificial para espalhar desinformação. A apuração dessas fraudes terá o apoio de especialistas da Polícia Científica na produção de laudos.
O encontro, na sede da SSP, contou com a presença do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Aurélio Pelozato; do delegado-geral da Polícia Civil, Ulisses Gabriel; do comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Fabiano Bastos e da perita-geral da Polícia Científica, Andressa Boer Fronza, além de integrantes das áreas de inteligência e assessores chefes.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Reunião nacional
Ainda nessa quinta-feira (26), a SSP participou de forma online de uma reunião com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) sobre a Operação Eleições Municipais 2024 no País, tanto a respeito do 1º turno quanto do 2º turno. Participaram todas as Secretarias de Segurança Pública dos estados da federação.