Volume de chuva e temperaturas devem ficar dentro do normal nos próximos meses, aponta previsão
Santa Catarina deve registrar uma média de chuva de até 230 mm ao longo deste mês de outubro, período mais chuvoso da primavera no estado. No geral, são esperados volumes de chuva e temperaturas próximos à media climatológica neste período. Os acumulados devem ficar entre 210 e 280 mm no Grande Oeste catarinense e entre 140 e 180 mm nas demais regiões.
A previsão para os próximos três meses em SC foi definida no 233º Fórum Climático Catarinense, realizado na última segunda-feira (29). O encontrou reuniu meteorologistas da Secretaria de Proteção e Defesa Civil de SC, Epagri/Ciram, AlertaBlu, além de profissionais e pesquisadores de instituições de ensino como o IFSC e a UFSC, para chegar a um consenso sobre o que esperar do clima desta primavera.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
De acordo com os meteorologistas Marilene de Lima e Felipe M. de Andrade, as chuvas da primavera são mais intensas nas regiões do Oeste catarinense. No mês de outubro, elas são provocadas principalmente pela passagem de frentes frias, sistemas de baixa pressão e sistemas convectivos de mesoescala. As temperaturas também ficam mais altas no Grande Oeste, mas não estão descartados episódios de frio tardio, principalmente nas mais altas da Serra.
Ainda segundo a previsão, ciclones extratropicais seguem atuando no litoral da Argentina, Uruguai e Sul do Brasil no mês de outubro, causando vento forte e persistente com mar agitado e ressaca no litoral catarinense.
Novembro
A partir da metade de novembro, a chuva no estado acontece na forma de pancadas de chuva de verão, associadas ao aumento das temperaturas ao longo do dia. Os volumes diminuem em relação a outubro, mas a chuva ocorre de maneira mais frequente. A média esperada fica entre 130 a 180 mm em todas as regiões. As temperaturas também sobem já a partir de novembro, com maior frequência de dias com tardes quentes e temperaturas acima de 30ºC.
Dezembro
Neste mês de dezembro, os maiores volumes de chuva são esperados no litoral catarinense, em vez de no Grande Oeste, onde podem ocorrer períodos mais prolongados sem chuva. Apesar disso, eventos de chuva forte, com grandes acumulados em curto intervalo de tempo, temporais com raios, granizo e ventania são mais frequentes no período. As médias de chuva variam de 150 a 190 mm do Extremo Oeste ao Litoral Norte e na Grande Florianópolis, e de 130 a 150 mm nas demais regiões.
Também para dezembro, os modelos climáticos indicam forte possibilidade de ocorrência do fenômeno La Niña de forma fraca e curta duração. Atualmente, o fenômeno se encontra em neutralidade, com temperatura pouco abaixo do normal. Os meteorologistas de Santa Catarina acompanham a evolução do resfriamento das águas do Pacífico Equatorial, que pode provocar uma redução nos volumes de chuva.
Bombeiros verificam informação sobre avistamento de jovem desaparecido em Florianópolis
Buscas por André Cuneo Sagaz mobilizam equipes de segurança e voluntários no Norte da Ilha
As buscas por André Cuneo Sagaz, desaparecido desde a noite da última quarta-feira (24) em Florianópolis, são concentradas em trilhas, praias e costões do Norte da Ilha com o uso de drones e equipes em solo. A atualização dos trabalhos foi repassada pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC) nesta quinta-feira (2).