16 de maio de 2025
TVBV ONLINE
Saúde

Santa Catarina proíbe a entrada de aves criadas no RS

Recomendação do departamento de trânsito da Cidasc se deve ao caso de gripe aviária registrado dentro de uma granja gaúcha

A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), por meio do departamento de trânsito, proibiu de forma temporária a entrada ou passagem de aves oriundas do Rio Grande do Sul. A medida foi tomada após o estado vizinho registrar o primeiro caso de gripe aviária (H5N1) dentro de uma granja comercial.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

A virose foi confirmada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária nesta sexta-feira (16). O caso foi registrado em uma fazenda na cidade de Montenegro, na Região Metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, após amostras serem coletadas na última segunda-feira (12). A confirmação de que a morte da ave foi causada por IAAP (influenza aviária de alta patogenicidade) ocorreu nesta sexta em um laboratório de Campinas, em São Paulo.

O local foi isolado pelos órgãos de agricultura e todas as aves do criadouro foram eliminadas, para evitar que a doença se propagasse. Além disso, segundo a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul, uma perícia será realizada dentro de um raio de 10 km de onde o caso foi registrado.

Outros casos podem ser confirmados. A mortalidade de aves no Zoológico de Sapucaia do Sul, que está fechado para visitação, também foi atendida e a Seapi aguarda o resultado do sequenciamento.

Risco é baixo para humanos

A preocupação é mais no setor econômico. As exportações, principalmente para a China, maior consumidora da carne aviária brasileira, podem cair. Para a saúde dos humanos, o risco é baixo.

Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária, risco de infecções em humanos pelo vírus é baixo e, na maioria, ocorre entre tratadores ou profissionais com contato intenso com aves infectadas. Porém, a doença é altamente contagiosa entre as aves, podendo causar até a morte.

Antes desse primeiro caso dentro de uma granja, a doença só era registrada em aves silvestres. O cenário já causava preocupação entre os criadouros, por conta do alto grau de contaminação.

Assista a reportagem de Gabriel Phillipi

           

             

Sequência sem vitórias não incomoda o Avaí

Jair Ventura afirma que “é um campeonato longo”

Com o empate por 1×1 contra a Ferroviária, em Araraquara, o Avaí chegou ao terceiro jogo sem vitória na série B do Campeonato Brasileiro. O time chega a esse momento depois de ter uma ótima sequência de três vitórias consecutivas, que chegou a colocar a equipe na liderança do campeonato. Ainda por causa desse aproveitamento, a equipe segue no grupo dos quatro primeiros, mas pode sair nessa rodada.

Continue lendo