19 de junho de 2024
TVBV ONLINE
Saúde

Santa Catarina tem 80 mil casos prováveis de dengue e 39 óbitos

256 municípios catarinenses já registraram casos prováveis da doença

Santa Catarina tem 80.037 casos prováveis de dengue e 39 óbitos confirmados, segundo informe epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES), através da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), nesta quarta-feira (27).

No total, 256 municípios já registraram casos prováveis de dengue este ano. O montante de 2024 representa um aumento de 225,3% em comparação ao número total de casos registrados no ano passado.

Os municípios que registraram mortes pela doença confirmadas foram Araquari (1),Balneário Piçarras (1), Biguaçu (1), Blumenau (2), Brusque (1), Caxambu do Sul (1), Florianópolis (2), Indaial (1), Itajaí (9), Itapiranga (1), Joinville (14), Navegantes (1), Palmitos (1), São Francisco do Sul (1), São José (1) e Tijucas (1).

 

Outros13 óbitos permanecem em investigação pelas Secretarias Municipais de Saúde com apoio da Secretaria de Estado da Saúde nas cidades de Blumenau, Cocal do Sul, Ibirama, Imaruí, Itajaí, Joinville, Penha, Tubarão e Xaxim.

Alerta para os sintomas

O diretor da DIVE, João Augusto Brancher Fuck, ressalta que ao perceber os primeiros sintomas deve-se buscar atendimento em uma unidade de saúde mais próxima de sua residência. “Os sintomas mais clássicos são: febre, dor de cabeça, manchas vermelhas pelo corpo, dor atrás dos olhos, dor no corpo”, destaca.

A hidratação, com muita água, deve começar imediatamente e o atendimento logo nos primeiros sintomas é fundamental para evitar que a doença se agrave. Também é importante não tomar remédios por conta própria sem uma avaliação do serviço de saúde.

Além disso, a Secretaria de Estado da Saúde também reforça a importância da população no controle ao Aedes aegypti, eliminando locais que possam acumular água e servir de criadouro para o mosquito. “Essa continua sendo a melhor forma de prevenção à dengue e às outras arboviroses”, finaliza o diretor.

Vacinação

O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira a ampliação das áreas que receberão vacinas contra a dengue. Depois da Regional de Saúde do Nordeste de Santa Catarina, os municípios da Grande Florianópolis também passarão a vacinar crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. A data de envio dos imunizantes ainda não foi divulgada.