Calor e avanço de frente fria podem provocar temporais em algumas regiões
O mês de setembro começa com mais uma semana de chuvas persistentes em Santa Catarina. De acordo com o monitoramento meteorológico da Defesa Civil, os maiores volumes estão previstos para ocorrer entre esta segunda (1º) e terça-feira (2). As áreas mais atingidas devem ser os planaltos e o Litoral catarinense, sobretudo a área entre o Litoral Norte, Vale do Itajaí e a Grande Florianópolis.
Nestas áreas a chuva tende a ocorrer de forma mais intensas por alguns momentos, devido à circulação marítima combinada a instabilidades na atmosfera. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas a alagamentos, enxurradas pontuais e eventuais deslizamentos nas áreas costeiras.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
No Grande Oeste e em áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, o tempo também volta a ficar instável devido ao calor, umidade e aproximação de uma frente fria no estado vizinho, trazendo condições para ocorrência de temporais isolados. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas aos temporais.
No amanhecer desta segunda-feira, as temperaturas variam entre 9°C e 15°C, no Meio-Oeste e Planaltos, e entre 12°C e 19°C nas demais regiões. No período da tarde, as temperaturas podem chegar aos 30°C no Oeste, 25°C no Litoral Sul e oscilam entre 13°C e 23°C nas demais regiões.
Próximos dias
Na terça-feira, a circulação marítima perde força, mas continua deixando o tempo instável no leste catarinense, com muitas nuvens e condições para chuva fraca que ocorrem especialmente nos extremos do dia. No Oeste e áreas de divisa com o RS, permanecem as condições para pancadas de chuva e temporais isolados.
Pela manhã, as temperaturas variam entre 9°C e 19°C pelo estado. À tarde, as temperaturas podem chegar aos 32°C no Oeste, 28°C no Litoral Sul e oscilam entre 14°C e 26°C nas demais regiões. No Litoral Sul, o mar fica agitado, com ondas de nordeste entre 2,5 e 3,0m. O risco é moderado para ocorrências associadas a agitação marítima.
Na quarta-feira (3), a circulação marítima perde força e o tempo fica mais firme no decorrer do dia, pelo litoral, com condições para chuva fraca e isolada nos extremos do dia. Nas áreas de divisa com o RS, a atmosfera instável devido ao avanço da frente fria favorece a formação de temporais isolados no período da tarde.
Na quinta-feira (4), a frente fria avança e os temporais se espalham por todas as regiões catarinenses no decorrer do dia. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas aos temporais.
Semana Catarinense do Pescado começa nesta segunda com descontos em peixes e pratos
Governador anuncia novos incentivos para o setor pesqueiro
Começa nesta segunda-feira (1º) a II Semana Catarinense do Pescado, voltada ao fortalecimento da cadeia produtiva pesqueira e ao estímulo ao consumo de pescados em todo o estado. Em Florianópolis, o Mercado Público oferece uma programação especial até o próximo domingo (7).