29 de maio de 2024
TVBV ONLINE
Clima / Tempo

Santa Catarina terá semana de calor e tempo seco; confira

Devido ao tempo seco e à facilidade de alastramento do fogo, a orientação é de cuidado
com queimadas de lixo e de entulhos e com o descarte de bitucas de cigarro

A semana deverá ser marcada pelo tempo seco em Santa Catarina. De acordo com os serviços de meteorologia da Epagri/Ciram e da Defesa Civil, na terça-feira (23) predominam o sol e o tempo seco. Para as próximas quarta e quinta-feira (24 e 25) a previsão aponta para dias de sol com algumas nuvens em Santa Catarina.

Na terça-feira (23), o sol prevalece em todo o estado, com algumas nuvens no Norte, Planalto Norte, Litoral Norte e Baixo Vale do Itajaí. As temperaturas variam de 7°C a 13°C nas áreas de planalto e Meio-Oeste, e de 13°C a 19°C nas demais regiões. Máximas entre 24°C e 29°C, sendo mais altas no litoral. Não são esperadas ocorrências meteorológicas significativas. A umidade relativa do ar fica abaixo de 40% à tarde no Grande Oeste e Planaltos.

Na quarta-feira (24), o sol também predomina em todo o estado, com variação de nuvens apenas nas áreas litorâneas. Os ventos sopram de nordeste com intensidade fraca. As temperaturas mínimas variam de 10°C a 15°C na maior parte do estado, chegando a valores acima de 16°C no litoral. À tarde, as temperaturas ficam entre 24°C e 29°C. Não são esperadas ocorrências meteorológicas relevantes. A umidade relativa do ar fica abaixo de 40% à tarde no Grande Oeste.

 

Entre quinta (25) e sexta-feira (26), o sol continuará predominando devido à atuação de uma região de alta pressão. As manhãs e noites terão sensação de leve frio, enquanto as tardes serão quentes, característico do outono. Apenas na noite de sexta-feira, com a aproximação de uma frente fria, pode ocorrer aumento de nebulosidade, especialmente nas áreas próximas ao Rio Grande do Sul. Não há risco de ocorrências meteorológicas.

Alerta

A condição de tempo seco e ventos com velocidade considerável preocupa órgãos ambientais do Estado quanto ao surgimento de focos de fogo e alastramento de chamas, especialmente na vegetação. A orientação é que as pessoas não promovam a queimada de lixo e entulhos, nem joguem bitucas de cigarro em meio a essas áreas.

Foto: Freepik / Reprodução

Clima / Tempo

Clima / Tempo

Clima / Tempo

Clima / Tempo

Clima / Tempo

Clima / Tempo