Esse foi o segundo município catarinense a tomar a medida por conta dos episódios desta terça
O município de Santo Amaro da Imperatriz, na Grande Florianópolis, decretou situação de emergência na tarde desta quarta-feira (10) em razão das fortes chuvas registradas nesta terça (9). A cidade foi a que registrou maior precipitação dentre todas as catarinenses, com 146 mm em apenas 6 horas, mais do que a esperada para o mês inteiro. Em 24h, foram 152.8 mm. O acumulado causou danos à infraestrutura do município. Não houve desabrigados.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Conforme o decreto, assinado pelo prefeito Gustavo José de Abreu, a situação foi instalada por conta dos danos sofridos pelo município e pela necessidade de ações diante do Risco de Movimento de Massa, considerado moderado pelo CEMADEN em documento enviado ao Centro Nacional de Riscos e Desastres (CENAD). O mesmo documento também trouxe os riscos sobre inundações e enxurradas, também considerados moderados. Por fim, o decreto também reforça o risco iminente de desastres secundários, por conta do grau de vulnerabilidade do cenário e da população frente ao cenário.
Segundo município a decretar emergência
Santo Amaro da Imperatriz foi o segundo município catarinense a decretar situação de emergência por conta dos estragos causados pelas chuvas desta terça-feira. Palhoça havia sido o primeiro e publicou o decreto ainda na terça. O intuito, segundo a prefeitura, foi agilizar a assistência à população e as ações de reconstrução. No total, a defesa civil municipal registrou precipitação superior a 140 mm.
O município também foi palco de um dos episódios mais chocantes do estado ao longo do dia. Uma família que estava dentro de um carro morreu após o veículo ser arrastado pela água e ficar submerso. As vítimas foram identificadas como Makendy Bernard, de 32 anos, e Michelaine Francique Bernard, de 37, e a filha do casal, de apenas 1 ano.
Na cidade, foi aberto um abrigo provisório para as famílias desabrigadas e desalojadas. Até a tarde de terça, seis pessoas haviam buscado o local para se abrigar.
Operação bloqueia R$ 88 milhões de fraude contra multinacional brasileira
PCSC cumpre 20 mandados de busca em três estados e no DF
Uma operação da Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC) resultou no bloqueio de R$ 88 milhões de uma organização criminosa que teria obtido este mesmo valor por meio de uma complexa fraude cibernética contra uma empresa multinacional brasileira. Foram cumpridos nesta quarta-feira (10) 20 mandados de busca e apreensão em São Paulo, Pará, Maranhão e no Distrito Federal.





