25 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Cotidiano

São José celebra 274 anos com tradicional corte de bolo

Data marca remonta chegada dos primeiros colonizadores açorianos e dia do padroeiro da cidade

O município de São José, na Grande Florianópolis, celebra nesta terça-feira (19) seu aniversário de 274 anos com o tradicional corte de bolo, a partir das 10h30 no Coreto do Centro Histórico, além da celebração da Missa na Matriz de São José e demais atrações culturais, que também se estendem durante a semana até o dia 31 de março.

Confira a programação da data do aniversário do município:

9h – Missa em comemoração ao padroeiro, e aos 274 anos de São José (Matriz Centro Histórico)
10h30 – Corte do bolo (Praça do Centro Histórico)
14h – Entrega da obra do Condomínio Residencial Vista Alegre
16h Sessão Solene (Teatro Hermelinda Isabel Merize)
19h – Bruninho Lins e Maycon Brasil (Palco Beira-Mar)
20h30 -Entre Elas (Palco beira-Mar)

O município de São José é o quarto mais antigo de Santa Catarina e foi colonizado em 26 de outubro de 1750 por 182 casais açorianos, oriundos das Ilhas do Pico, Terceira, São Jorge, Faial, Graciosa e São Miguel. Em 1829, recebeu o primeiro núcleo de colonização alemã do Estado.

 

Apesar da chegada dos colonizadores em outubro, a data de 19 de março foi escolhida para celebrar o aniversário do município para coincidir com o Dia de São José, santo padroeiro da cidade.

O rápido desenvolvimento, aliado ao aumento populacional e poder econômico, fez com que em 1º de março de 1833, através da Resolução do Presidente da Província, Feliciano Nunes Pires, São José passasse de freguesia a vila (município) e, em 3 de maio de 1856, através da lei Provincial nº 415, foi elevada à cidade.