13 de junho de 2024
TVBV ONLINE
Cotidiano

São José reabre abrigo emergencial devido ao frio; confira

Cumprindo determinação da Defesa Civil do estado, o local funciona só quando temperaturas estão abaixo de 10ºC

A Prefeitura de São José, por meio da Secretaria da Ação Social, cumprindo com a orientação da Defesa Civil do Estado, manteve aberto nesta segunda-feira (12) e terça-feira (13), o abrigo emergencial para pessoas em situação de rua que quisessem ser acolhidas, devido as baixas temperaturas registradas no Estado. O abrigo voltará a funcionar na sexta-feira (16) e no fim de semana (17 e 18), devido a previsão da chegada de uma nova frente fria.

A secretária de Assistência Social, Rita de Cássia Faversani Furtado, explica que o serviço é emergencial, somente realizado quando a Defesa Civil orienta e as temperaturas abaixam de 10ºC.

Durante a primeira noite de atendimento, menos de 30 moradores estiveram no local. Já na noite desta terça-feira mais de 30 procuraram abrigo, onde foram ofertados, além do local para dormir, estrutura para realização de higiene pessoal e roupas.

 

De sexta-feira a domingo, o abrigo funcionará das 19h às 7h, sendo que a entrada é permitida somente até às 23h. A secretária ressalta que as pessoas em situação de rua que tiverem pets, poderão entrar com seus animais no local. A abordagem da Assistência Social percorre diariamente os bairros do Município para informar e oferecer abrigo às pessoas em situação de vulnerabilidade.

Edital para ajudar a acolher quem precisa de abrigo

Para reforçar o trabalho social, a Prefeitura de São José lançou em maio edital nº 004/2023, com base na lei nº 6.204/2022, que visa a qualificação técnica de Organizações Sociais (OS) para atuação na Secretaria de Assistência Social (SAS) do Município.

A finalidade do edital é a seleção de OS, para execução de serviços de abordagem social, busca ativa, encaminhamento para casa de passagem, complementação dos serviços ofertados no Centro Pop e execução de serviço de acolhimento institucional para população adulta em situação de rua na modalidade Casa de Passagem.

A documentação exigida para participação deverá ser entregue até às 18h, do dia 23 de junho, devidamente assinado pelo representante legal da entidade a ser qualificada, em envelope lacrado na SAS, na sede administrativa da Prefeitura, localizada na Avenida Acioni Souza Filho, n° 403, 2° andar, Centro, CEP: 88.103-790, das 13h às 17h.

Foto: Prefeitura de São José/Reprodução