TVBV ONLINE Notícias Cotidiano São Pedro de Alcântara celebra 195 anos da imigração alemã em Santa Catarina
Cotidiano

São Pedro de Alcântara celebra 195 anos da imigração alemã em Santa Catarina

Município foi o primeiro a receber imigrantes vindos da Alemanha; celebração contou com a presença do governador Jorginho Mello

O município de São Pedro de Alcântara, na Grande Florianópolis, celebrou nesse final de semana os 195 anos da imigração alemã em Santa Catarina. O local abrigou a primeira colônia de imigrantes dessa origem no estado e ficou conhecida como a Capital Catarinense da Colonização Alemã, que recebeu os primeiros colonos vindos do sudeste Alemanha em 1829.

A celebração contou com uma solenidade marcada por músicas e comidas típicas que relembraram a essência alemã no município. A festividade recebeu o repasse R$ 100 mil da Fundação Catarinense de Cultura e contou também com a presença do governador Jorginho Mello no sábado (2), que ressaltou a importância não só dos alemães mas de todos os povos que imigraram para o estado.

“É uma mistura que deu certo, diversos povos no nosso estado moldaram a potência que somos hoje. Fico muito feliz de poder estar aqui comemorando os 195 anos da imigração alemã e ressalto o compromisso do Estado com o município de São Pedro de Alcântara”, afirmou o governador. O prefeito de São Pedro de Alcântara, Charles da Cunha, ressaltou também a importância do evento para a cultura do município, mantendo a essência dos povo alemão.

 

Entrega de homenagens

Ainda no evento, foram entregues homenagens a cidadãos importantes para a comunidade local, como a senhora Philomena Kuhn. Aos 100 anos, ela é a moradora mais antiga de São Pedro de Alcântara. O governador entregou uma medalha a Philomena.

Outra homenagem entregue foi para o historiador e genealogista Aderbal João Philippi. Ele é autor de livros como “São Pedro de Alcântara: primeira colônia alemã de Santa Catarina”.

 

Foto: Roberto Zacarias / SECOM

Sair da versão mobile