1 de julho de 2025
TVBV ONLINE
Saúde

SC começa a aplicar nova vacina de reforço contra a meningite em crianças

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Terceira aplicação utiliza agora tecnologia que previne contra 4 bactérias causadoras da doença

Santa Catarina iniciou nesta terça-feira (1º) a aplicar a vacina ACWY contra a meningite como dose de reforço para crianças de 1 ano de idade. A medida da Secretaria de Estado da Saúde (SES) visa ampliar a proteção de crianças contra formas graves da doença. Até então, o reforço era feito com a vacina meningocócica C (conjugada).

O novo esquema vacinal segue sendo composto por duas doses da meningocócica C. A primeira vacina é aplicada aos 3 meses e a segunda aos 5 meses de idade. A novidade é que, agora, crianças de 12 meses podem receber a dose de reforço com a vacina meningocócica ACWY, também aplicada em adolescentes entre os 11 e os 14 anos de idade.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

Segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), o novo imunizante contribui para a redução de casos e  internações por infecções causadas pela bactéria meningococo dos sorotipos A, C, W e Y. A nova orientação substitui o reforço anterior, que protege apenas contra o sorogrupo C, e busca ampliar a cobertura imunológica infantil diante da circulação de outros tipos de meningite no estado.

“A vacina já era ofertada para adolescentes. Agora, com a inclusão no calendário de rotina para crianças de um ano, reforça a importância da prevenção desde os primeiros anos de vida e também para manter a caderneta de vacinação atualizada. As vacinas estão disponíveis gratuitamente nos postos de saúde mais próximos para garantir a proteção das crianças”, destaca João Augusto Fuck, diretor da DIVE.

Foto: Josiane da Costa / SES

A SES reforça que as crianças que já receberam o esquema vacinal completo com a vacina meningocócica C, incluindo o reforço, são consideradas devidamente imunizadas, não sendo necessário novo reforço com a ACWY. Já aquelas que não receberam o reforço aos 12 meses poderão se vacinar até os quatro anos.

A alteração faz parte das estratégias de enfrentamento das meningites no Brasil, alinhadas às diretrizes do Ministério da Saúde até 2030. A meningite meningocócica é uma doença grave, de evolução rápida, que pode levar à morte ou deixar sequelas e a vacinação é a forma mais eficaz de prevenção.

Conheça os sintomas

  • Febre alta;
  • Dor de cabeça intensa;
  • Rigidez na nuca;
  • Vômitos;
  • Manchas roxas na pele;
  • Sonolência.

           

             

Homem é preso operando mercado de pornografia infantojuvenil em Florianópolis

Investigado vendia material na internet utilizando ‘métodos sofisticados’ para dificultar identificação

Um morador de Florianópolis foi alvo de uma operação da Polícia Federal (PF) na manhã desta terça-feira (1º) após investigações revelarem que ele operava um mercado de conteúdos de abuso sexual de crianças e adolescentes na internet. Além de lucrar com o crime, ele realizava a lavagem para ocultar a origem dos valores.

Continue lendo