22 de outubro de 2025
TVBV ONLINE
Economia

SC é o segundo estado do Brasil mais impactado pelo tarifaço de Trump

Foto: Jonatã Rocha / SECOM GOVSC
Estudo elaborado pela FGV aponta que estado deixou de arrecadar mais de 95 milhões de dólares em um ano por conta da medida

Um estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) apontou os impactos do tarifaço do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aos produtos brasileiros. O resultado mostrou números desfavoráveis a Santa Catarina, que foi o segundo estado do Brasil que mais teve perda em valores absolutos em um ano. Segundo a pesquisa, SC deixou de arrecadar 95,9 milhões de dólares, número abaixo apenas do que o registrado em Minas Gerais (236 milhões de dólares).

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

A queda na arrecadação mensal também foi gritante desde o início do tarifaço, que passou a valer em agosto, mas o grande impacto começou em setembro. Em relação ao mesmo mês de 2024, quando as exportações atingiram 174 milhões e 520 mil dólares, a queda foi de quase 100 milhões de dólares, cerca 54,9%. Já em relação a agosto de 2025, a redução é um pouco menor, mas também assusta (34,2%).

Esse estudo da FGV utilizou como base os dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. A esperança, segundo especialistas, é que esse quadro possa ser revertido após a conversa entre os presidentes Lula e Trump, marcada para o próximo domingo (26), na Malásia.

           

             

Adolescente é internado por assassinar homem com uma garrafada no pescoço

Investigação acerca do caso foi concluída nesta semana pela Polícia Civil

A Polícia Civil de Santa Catarina concluiu, nesta semana, a investigação a cerca de um homicídio registrado no município de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina. O crime foi cometido na madrugada de 2 de outubro e foi praticado por um adolescente de 16 anos, que foi apreendido e encaminhado ao Centro de Atendimento Socioeducativo de Joaçaba. Esse, segundo as forças de segurança, foi o último crime deste tipo registrado no município até agora.

Continue lendo