Chuva intensa vem com risco de alagamentos, enxurradas e deslizamentos
A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu nesta segunda-feira (29) um alerta vermelho para o risco de temporais que devem atingir o estado até o começo de quarta-feira (31). Seis regiões têm risco considerado “muito alto” para ocorrências relacionadas a chuvas intensas, como enxurradas e alagamentos, além de fortes ventos.
A área de maior alerta se concentra nas regiões da Grande Florianópolis, Litoral Norte e Baixo e Médio Vale do Itajaí, pegando ainda porções do Planalto Norte e do Alto Vale. A previsão da Epagri/Ciram aponta que os acumulados de chuva podem chegar a 200 mm, com pontos onde o volume pode ser ainda maior em curto espaço de tempo.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Nesta segunda-feira, os temporais se formam a partir da tarde e podem provocar chuvas acompanhadas de raios, granizo e rajadas de vento acima de 60km/h. Na manhã de terça-feira a chuva diminui, mas o tempo permanece instável e com condições para novos temporais em todas as regiões ao longo da tarde e até a madrugada de quarta-feira (31). Com isso, segundo a Defesa Civil, também há risco de deslizamentos, especialmente em áreas onde a chuva ocorrer de forma mais persistente.
Além dos volumes de chuva previstos para o leste catarinense, o Grande Oeste e os Planaltos também apresentam condições para tempestades ao longo desta semana, especialmente entre as tardes e noites. A previsão é de temporais isolados com chuva intensa, acompanhados de raios, rajadas de vento e granizo de maneira localizada. Nestas situações, o risco é moderado a alto para destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores

A orientação da Defesa Civil é de que, durante os temporais, a população jamais atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos. Em caso de ventos fortes, deve-se evitar transitar próximo de árvores, placas, muros e postes de energia. Também é importante buscar abrigo longe de janelas e objetos que possam ser arremessados pelos ventos.
Barra Velha decreta situação de emergência após ruas ficarem debaixo d’água
Município registrou 70 mm de chuva em menos de uma hora
O município de Barra Velha, no Litoral Norte de Santa Catarina, decretou situação de emergência neste domingo (28), após uma chuva torrencial em menos de uma hora provocar estrados em cerca de 60 residências na noite de sábado (27). A Defesa Civil segue atundo na distribuição de kits de ajuda humanitária.





