Índice de Gini do estado, indicador que mede a desigualdade, é de 0,424; média nacional é de 0,516
A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) apontou que Santa Catarina é o estado com melhor distribuição de renda dos trabalhadores ocupados do Brasil. O Índice de Gini do estado, indicador reconhecido internacionalmente que mede a igualdade e desigualdade de renda em um território, é de 0,424, o menor entre os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
O maior índice é entre as trabalhadoras mulheres. No primeiro trimestre de 2025, as mulheres ocupadas apresentaram Índice de Gini de 0,407, conforme microdados da PNAD Contínua, analisados pela equipe de economistas da Diretoria de Políticas Públicas da Seplan. Ademais, a análise por grau de instrução identificou maior equilíbrio na distribuição de renda entre trabalhadores com ensino médio completo ou equivalente. Nesse recorte, o índice de Gini foi de 0,324 no primeiro trimestre do ano.
O índice mede cada localidade em uma escala de zero a um, sendo que o zero reflete distribuição igualitária da renda e o um reflete desigualdade extrema. Portanto, quanto menor for o número, melhor. Enquanto SC tem o melhor dado do país, Piauí tem o pior, com 0,610.
A nível nacional, essa média é de 0,516, ou seja, Santa Catarina teve um resultado 17,8% melhor que a média de todas as unidades da federação. Para as análises, foram utilizados valores do rendimento mensal efetivamente recebidos em todos os trabalhos por pessoas com mais de 14 anos de idade, no primeiro trimestre de 2025.
“É como eu sempre digo: o melhor programa de transformação social é o emprego. É com oportunidades de trabalho que conseguimos dar liberdade para a pessoa empreender e mudar de vida. E buscamos melhorar isso todos os dias aqui em Santa Catarina, com um ambiente econômico com menos impostos, segurança jurídica pra quem quer investir e facilidade para a abertura de novos empreendimentos que gerem mais vagas de emprego”, destacou o governador Jorginho Mello.
Ex-Avaí está entre os indicados para a Bola de Ouro 2025
Além de Raphinha, Vinicius Junior é outro brasileiro na disputa; Marta concorre entre as mulheres
O jogador Raphinha, ex-Avaí e atualmente no Barcelona, da Espanha, está entre os 30 indicados para o Ballon D’Or (Bola de Ouro), prêmio que a revista France Football entrega para o melhor jogador de futebol do mundo da temporada. Entre o segundo semestre de 2024 e o primeiro de 2025, o brasileiro foi um dos destaques do Barça, sendo peça importante no elenco de Hansi Flick que conquistou a tríplice coroa (Campeonato Espanhol, Copa do Rei e Supercopa da Espanha) e chegou até a semifinal da Liga dos Campeões.